Varredura vacinal contra sarampo segue em Macapá

Já foram 3.722 pessoas imunizadas contra o vírus e 3.093 contra influenza.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza mais uma etapa da varredura vacinal contra o sarampo. As equipes de saúde já percorreram diversos bairros da capital e seguem atuando com a busca ativa.

Em Macapá, 3.722 pessoas já foram imunizadas contra o sarampo e 3.093 contra influenza. O objetivo é alcançar 100% do público, de todas as idades.

A varredura vacinal acontece em parceria com o governo estadual,  equipes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Superintendência de Vigilância Sanitária (SVS).

Aproximadamente 365 casos da doença foram detectados. A secretária Municipal de Saúde, Karlene Lambeg, ressalta que, para coibir o número de casos, é necessário a realização do trabalho mais intenso de vacinação.

“Através das equipes buscamos alcançar o maior número de pessoas a serem imunizadas.Além da vacina contra o sarampo, será possível também a imunização contra gripe. Reforçamos que as Unidades Básicas de Saúde continuam com a vacinação de sarampo e influenza. Por isso, pedimos à comunidade que colabore e receba nossas equipes de saúde”, disse.

Ainda de acordo com a titular da Semsa, o vírus tem se multiplicado e as crianças são os principais alvos da doença.
“Sarampo é uma doença viral, altamente contagiosa e que pode levar à morte. Por isso, também alertamos aos pais que permitam a imunização das crianças, pois sabemos que esse público acaba sendo o mais contaminado”, alertou.

Próximos bairros a receberem a ação de vacinação:

07 a 09/09 – Bairro Marabaixo 1
10 a 12/09 – Conjunto Macapaba 2
13 a 14/09 – Bairro Infraero 2
15 a 16/09 – Bairro Infraero 1
17 a 18/09 – Bairro Brasil Novo