Varredura vacinal contra sarampo inicia imunização pelo bairro Buritizal

Na hora da vacinação o morador precisa apresentar CPF, cartão do SUS e a carteira de vacinação.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Rogério Lameira

Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), retomou a varredura vacinal contra o sarampo. Durante 9 dias a busca ativa nas residências irá percorrer as ruas e avenidas do bairro Buritizal, aplicando a vacina contra sarampo e influenza.

Na hora da vacinação o morador precisa apresentar CPF, cartão do SUS e a carteira de vacinação. Para aqueles que não possuem o cartão de vacina, é possível receber um novo na hora da imunização.

Para as pessoas que estão no período de recebimento da segunda dose da vacinação contra covid-19, a orientação é aguardar a imunização. Depois de vacinado, deve esperar 15 dias para recebimento das doses contra sarampo e influenza. Esse foi o caso da Raimunda Medeiros da Costa, de 73 anos, que está no aguardo da terceira dose da vacina contra covid-19 e não pôde tomar o imunizante da influenza, mas aproveitou à visita da equipe para imunizar a neta. 

“Estou aproveitando para vacinar minha neta Laura, de 5 anos, que veio passar o dia comigo. Eu não posso tomar porque estou no aguardo da minha terceira dose contra covid, mas fico feliz que ela tomou as duas doses; sarampo e influenza, e ainda tivemos esse atendimento em casa, o que é melhor”, disse Raimunda.

A imunização busca alcançar todos os públicos vacináveis, destacando a vacinação daqueles que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. “Nas crianças o risco para desenvolver complicações graves da doença é maior, por isso esperamos que os responsáveis fiquem atentos e recebam nossas equipes”, destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza ainda a vacinação contra o sarampo e influenza nas Unidades Básicas de Saúde, no horário de 13h às 17h.