Varredura vacinal contra o sarampo chega aos bairros Pedrinhas e Araxá

Desde o dia 18 de janeiro, a Central de Imunização, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está realizando a cobertura vacinal contra o sarampo em Macapá. A proposta é atingir 100% da meta até o dia 24 de fevereiro, quando a campanha encerra. A ação conta com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e já está atuando nos bairros Pedrinhas e Araxá.

Até o momento, 3.688 pessoas já foram vacinadas contra o sarampo e 3.233 crianças completaram o calendário vacinal. Nessa quinta-feira (28), a Central de Imunização recebeu um aporte de 10 mil doses para reforçar a campanha.

De acordo com a coordenadora da Central de Imunização, Monique Uchôa, a proposta é conter o aumento do número de casos de sarampo em Macapá. Para isso, existem três linhas de enfrentamento: atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam de manhã e à tarde, com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o apoio da OPAS, que atua nas áreas descobertas e que possuem o maior foco da doença.

“Orientamos que toda população receba as equipes e aproveitem o momento para esclarecer eventuais dúvidas sobre a caderneta vacinal. Além da vacinação contra o sarampo, que é voltada à faixa etária de seis meses a 59 anos, essa é uma oportunidade de atualizar a caderneta vacinal de crianças de seis meses a menores de cinco anos”, ressalta a coordenadora.

Entre as áreas descobertas, a equipe já concluiu a vacinação nos bairros da Fazendinha, Igarapé da Fortaleza e, assim que concluído nos bairros Araxá e Pedrinhas, a equipe vacinará no Novo Buritizal e Conjunto São José. A partir do dia 01 de fevereiro, a ação chegará ao Marabaixo, Nova Esperança, Cidade Nova, Perpétuo Socorro, Conjunto Macapaba, Brasil Novo e Conjunto Açucena.

Ewerton França

Secretaria Municipal de Saúde de Macapá