Vacinação contra a Covid -19 atende adolescentes com comorbidades, público geral e gestantes acima de 18 anos nesta sexta-feira (20)

Em mais um dia de ação, será ofertada a segunda dos imunizantes contra a Covid-19.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A ação de vacinação desta sexta-feira (20) será voltada à aplicação da primeira dose do imunizante contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, autista e Síndrome de Down. Paralelo a este grupo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também fará uma nova chamada para o público geral acima de 18 anos que, por algum motivo, não iniciou o seu esquema vacinal.

Também serão ofertadas as segundas doses de Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e CoronaVac para as pessoas que estão no prazo de recebimento da dose de reforço.

1ª dose para jovens com comorbidades, autistas ou com síndrome de Down
Os adolescentes de 12 a 17 anos que possuem alguma comorbidade prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI) ou que tenha diagnóstico de Síndrome de Down ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), poderá iniciar o seu esquema no Centro Covid Santa Inês, na zona sul, e no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte. Os dois locais atenderão esta demanda das 8h às 13h.

Lista de comorbidades contempladas no Plano Nacional de Imunização (PNI)
Serão vacinados os adolescentes transplantados de órgãos sólidos (coração, rim, fígado, pulmão); doentes hematológicos (Anemia falciforme, pacientes em esquema de transfusão, uso de corticoide, trombofilias, pacientes esplenectomizados, anemia aplástica, anemia hemolítica autoimune, esferocitose, talassemia, doença de Gaucher, trombocitopenia imune primária em corticoterapia); Oncológicos em quimioterapia, radioterapia e clínicos; cardiopatas (revascularizados em uso de marcapasso); pacientes submetidos a cirurgias cardíaca; autoImunes (incluindo Lúpus eritematoso sistêmico, artrites); com obesidade mórbida com IMC ≥ 40km/m²; hipertensos e diabéticos , além dos que possuem doenças sistêmicas raras; respiratórias crônicas (Doença pulmonar obstrutiva crônica, asmáticos com controle, bronquiectasias, enfisemáticos); neurológicas/genéticas (Paralisia cerebral, Esclerose múltipla, AVE); renais crônicos em hemodiálise; Pessoas vivendo com HIV e com Transtornos do neurodesenvolvimento.

1ª dose para público em geral a partir de 18 anos
O público geral apto a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 poderá iniciar seu esquema vacinal das 9h às 15h no Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e no Amapá Garden Shopping.

2ª dose Pfizer
A segunda dose do imunizante Pfizer/BioNTech estará disponível das 8h às 13h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Pedrinhas, Rosa Moita, Novo Horizonte, Álvaro Corrêa, Raimundo Hozanan e Pacoval. A ação é destinada às pessoas que estão no prazo de recebimento da segunda dose.

2ª dose de CoronaVac
O público que está no prazo de recebimento da segunda dose da vacina CoronaVac poderá encerrar o seu esquema vacinal das 8h às 13h nas UBSs Cidade Nova, Brasil Novo, Marabaixo e Fazendinha. Além destes locais, será possível encerrar o seu esquema vacinal na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, que funcionará das 9h às 15h.

2ª dose de AstraZeneca
A segunda dose do imunizante Oxford/AstraZeneca será disponibilizada nos pontos de drive-thru localizados nas Praças Floriano Peixoto e do Estádio Zerão, Marabaixo e Rodovia do Curaiú. Além destes locais, a vacina também estará disponível na quadra da Igreja Jesus de Nazaré. Todos estes pontos de vacinação funcionam das 9h às 15h.

2ª dose de AstraZeneca para profissionais da Educação
Os trabalhadores da Educação que estão no prazo no prazo do encerramento do esquema vacinal com o imunizante Oxford/AstraZeneca, poderão fazer o procedimento em dois pontos exclusivos.

Ele poderá ser feito na sede do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap) ou no Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso. Os dois locais funcionam das 9h às 15h.

1ª dose para gestantes de acima de 18 anos e 2ª dose de Pfizer para grávidas com intercambialidade
As gestantes que iniciarão o seu esquema vacinal contra a Covid-19 e as grávidas que estão em intercambialidade e encerrarão o seu ciclo de imunização com a vacina Pfizer/BioNTech, deverão fazer o procedimento na UBS Leozildo Fontoura, que receberá este público das 8h às 13h.

Documentação
O público de 12 a 17 deverá apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência e laudo médico que comprove a condição. Para receber a primeira dose da vacina conta a Covid-19 é necessário estar acompanhado de um responsável maior de 18 anos.

As pessoas acima de 18 anos que receberão a primeira dose da vacina deverão apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação. Além desta documentação, o público que receberá a segunda dose deverá apresentar, também, a carteira de vacinação com indicação da aplicação da primeira dose.