Usuários do Centro POP comemoram aniversário de quatro anos do equipamento

Foi com muita alegria, em ritmo de brega e com tema de Copa do Mundo, que a população em situação de rua comemorou nesta sexta-feira, 25, o aniversário de 4 anos do Centro de Referência de Atendimento Especializado à População em Situação de Rua, o Centro POP-Amizade. Com a animação de Rafael Barros e Marcinho dos Teclados, todos puderam se confraternizar com os servidores da Prefeitura de Macapá.

“O Centro POP foi apresentado à minha vida há quatro anos, me indicaram esse local para poder suprir com as minhas necessidades básicas. Quando eu cheguei neste espaço, estava em uma situação muito ruim. Fui e sou bem acolhido. Realmente, um morador de rua ser acolhido assim é muito bom. Aqui participo de várias capacitações, oficinas, temos nossos direitos”, afirmou Patrick Hernandes, usuário do equipamento, que fez uma poesia para o espaço e enfatizou que o Centro POP é um lugar de acolhimento e respeito ao próximo”.

 

“O Centro tem cumprido seu papel. Estou na rua há sete anos, é uma luta árdua, mas, com a ajuda deste espaço, estou conseguindo viver. Nunca é tarde para recomeçar. Quero um emprego, já estou cinco meses sem usar droga alguma. Bom fazer parte de uma história tão bonita”, revelou Gésce dos Santos, 33 anos, usuário do Centro POP.

 

A coordenadora do espaço, Gleice Barbosa, disse ser uma honra, uma missão profissional e pessoal estar à frente do Centro e poder comemorar esses 4 anos de fundação. “Hoje é um dia para celebrar, nos tornamos referência nacional da política de assistência social para a população em situação de rua. Agradeço o empenho de todos os nossos técnicos e a disponibilidade dos nossos parceiros em colaborar com o avanço desta política. É uma realização profissional e pessoal”, declarou.

 

O Centro tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidade, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida. São ações de acolhimento, acompanhamento e articulação em rede. O atendimento funciona da seguinte forma: recepção, acolhida, serviços social e psicológico. Depois é feita a triagem de cada caso no Centro POP, que identifica a condição, o histórico de vida e suas demandas emergenciais, encaminhando-os aos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e ou às suas famílias, caso tenham referências familiares.

 

Em 2018, os usuários do Centro POP ganharam um novo espaço, que conta com mais de 10 ambientes. São salas de atendimento ao público, uma recepção, espaço para guarda de pertences, duas salas para atividades coletivas, sala para abordagem social, sala de reuniões, cozinha, refeitório, área de serviço, banheiros com chuveiros, biblioteca, pátio externo coberto e descoberto, horta. São mais de 10 funcionários, entre psicólogos, assistentes sociais, educadores, cozinheiro e serviços gerais. Atualmente, o Centro tem 90 moradores referenciados, porém, 30 frequentam regularmente o espaço em dias alternados das atividades, que são higiene, oficina, capacitação, oração, encaminhamentos para emissão de documentos; Cadastro Único; Passe Livre Interestadual e Intermunicipal; e Benefício de Prestação Continuada: serviços na área da saúde.

 

A secretária de Assistência Social e do Trabalho, Simone Palheta, disse que mais do que política pública, o Centro POP ajuda a restaurar os vínculos familiares dos usuários. Participaram também do evento os vereadores Professor Rodrigo e Antônio Grilo.

 

Lilian Monteiro

Assessora de comunicação/Semast