Usina de Oxigênio começa a ser instalada em Unidade Covid

Na quinta-feira (08) foi iniciado o processo de instalação para o funcionamento da usina de oxigênio da Unidade Covid Santa Inês. A previsão é que até o domingo (11), a rede municipal de saúde já comece a ser abastecida com o gás medicinal produzido na capital. O equipamento irá atender as demandas dos pacientes que estão em tratamento contra novo coronavírus.

O serviço é realizado por um técnico enviado pela empresa fabricante da usina, e uma equipe de apoio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). Nos próximos dois dias, serão realizadas a implantação do sistema de comando e a interligação da rede de oxigênio na unidade de saúde.

“Depois de todo processo de instalação elétrica, vamos iniciar os primeiros testes. É importante destacar que a sala em que a usina foi colocada está muito bem construída, seguindo os projetos que foram enviados. Isso é importante porque facilita bastante e reduz o tempo do nosso trabalho”, disse o técnico de campo da empresa fabricante, Weverton Santos.

Abastecimento
A usina tem capacidade de abastecer 35 cilindros em 24h, cerca de 30 metros cúbicos por hora. Além de servir como aporte para o abastecimento de oxigênio da Unidade Covid Santa Inês, que utiliza em média 90 cilindros por dia, a usina também vai abastecer os equipamentos de ventilação menos invasiva e a rede para nebulização.

“A usina tem um grande reservatório, onde ela vai poder fazer o suprimento do que é necessário com um grande percentual de sobra. Se acontecer um problema técnico, a usina ainda vai armazenar durante horas, tendo o tempo necessário para um reparo simples, até que volte a produzir de novo”, finalizou o subsecretário de Assistência em Saúde, Kleverton Siqueira.

Usina
A usina de oxigênio chegou em Macapá no dia 26 de março. As peças técnicas para execução do projeto foram enviadas no dia 27 e a construção do abrigo iniciou no dia 29 do mesmo mês. O equipamento é de uma doação feita pelo grupo Itaú, fruto de articulação do Senador Davi Alcolumbre e do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP).

Narah Pollyne
Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura