Unidade Básica de Saúde do Congós recebe pais e responsáveis para aplicação de vacinação contra Covid-19 em crianças

Em paralelo, ocorreu a distribuição da vacina bivalente contra Covid-19 ao público idoso. Todas as Unidades de Saúde recebem público para bivalente

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Vacinação para o público infantil ocorre por sistema de rodízio I Foto: Jesiel Braga/PMM

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura de Macapá seguem com os cuidados ao público infantil. Nesta segunda-feira (20), pais e responsáveis levaram os filhos para atualizar a Caderneta de Vacinação dos filhos. Os imunizantes ofertados são a Pfizer Baby, Pediátrica e Coronavac.

A UBS dos Congós é uma das unidades que aderiram ao sistema de rodízio nas segundas-feiras. O pátio da unidade estava lotado. Inúmeros pais aguardaram a vez para as crianças entrarem na sala de vacina e receber uma dose de amor, cuidado e saúde.

Diretora da Unidade Básica de Saúde do Congós, Alessandra Inajosa | Foto: Jesiel Braga/PMM

A diretora da Unidade, Alessandra Inajosa, ressaltou a importância do regime de rodízio. “Se for abrir um frasco, você tem que vacinar, dependendo da marca da vacina, de cinco a 10 pessoas. O rodízio ajuda o profissional da sala de vacina a não desperdiçar doses”, disse.

Na UBS do Congós também ocorreu a distribuição da vacina bivalente contra Covid-19 ao público idoso | Foto: Jesiel Braga/PMM

A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) abasteceu as UBSs com doses da Pfizer Baby, que serão aplicadas em crianças de seis meses a menores de três anos (dois anos, 11 meses e 29 dias); e a Coronavac para crianças entre cinco e menores de 12 anos (11 anos, 11 meses e 29 dias). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou cronograma de rodízio para disponibilizar o imunizante nas UBSs, concentrar a procura e evitar perdas de doses.

Autônoma Keila Lima | Foto: Jesiel Braga/PMM

A autônoma Keila Lima foi até a unidade para garantir a dose da filha. “Na minha casa muitos pegaram a doença. Eu não peguei porque me vacinei. Assim como eu me protegi, quero que meu filho esteja protegido também”.

Já a dona de casa Ane Suelen Mota levou a filha. Os irmãos aguardavam eles no lado de forma da UBS. Para Mota, vacinação é sinônimo de proteção. “É muito importante que a gente imunize os nossos filhos para que não cause um problema maior lá na frente. Os adultos também precisam estar imunizados para evitar situações graves”.

Para a dona de casa Ane Suelen Mota, vacinar os filhos é sinônimo de cuidado e proteção | Foto: Jesiel Braga/PMM

“A nossa unidade tem uma clientela bem grande. A nossa sala de vacina está bem cheia. Sempre temos fila e a gente sempre reforça com as equipes de Estratégia de Saúde da Família e com a própria população o incentivo à vacinação e o compartilhamento de informações na Unidade acerca da vacinação. A expectativa é de um público bem grande. Semanalmente temos um quantitativo de oitocentos a novecentas vacinas realizadas”, avalia Inajosa.

Em paralelo, ocorreu a distribuição da vacina bivalente contra Covid-19 ao público idoso. Todas as Unidades de Saúde recebem público para bivalente.

Sede da Unidade Básica de Saúde do Congós | Foto: Jesiel Braga/PMM

Para as crianças receberem a aplicação da vacina, os pais devem procurar as UBSs no horário das 8h às 16h, e apresentar: cartão de vacina, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência, bem como documento com foto da criança. O responsável também deve apresentar documento oficial com foto.

Cronograma de Vacinação

Segunda-feira

UBS Pacoval
UBS Marcelo Cândia
UBS Macapaba
UBS Rosa Moita
UBS Congós

Terça-feira

UBS Perpétuo Socorro
UBS Brasil Novo
UBS Marabaixo
UBS Rubim Aronovitch
UBS Leozildo Fontoura

Quarta-feira

UBS Infraero I
UBS Novo Horizonte
UBS Pedrinhas
UBS Marabaixo
UBS São Pedro

Quinta-feira

UBS Álvaro Corrêa
UBS Cidade Nova
UBS Fazendinha
UBS Raimundo Hozanan

Sexta-feira

UBS Pantanal
UBS BR-210
UBS Coração
UBS Padre Raul Matte
UBS Infraero II