UBS São Pedro oferta consulta com cardiologista para idosos do Projeto Viver é Melhor

Os idosos atendidos na própria unidade também foram consultados pela especialista.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Na quinta-feira (21), idosos do Projeto Viver é Melhor e idosos pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro receberam consulta médica com cardiologista. Os atendimentos fazem parte do critério para participar das ações desenvolvidas com educador físico nas UBSs. Atualmente, existem 17 grupos que desenvolvem atividades físicas com este público da terceira idade.

As atividades buscam melhorar o condicionamento físico e proporcionar momentos de lazer através dos exercícios. Para participar do projeto o idoso deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, levar o cartão do SUS e estar em dia com os exames médicos.

A consulta médica pode ser realizada na hora da inscrição na unidade que o idoso estará vinculado. “Esse é o procedimento correto para receber os idosos. Proporcionamos diversos atendimentos básicos de saúde garantido a segurança na prática de exercícios que é fundamental na melhor idade”, frisou a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg.

Para muitos idosos a frequência na realização de exames médicos ainda é rara, alguns procuram apenas quando necessário, já outros frequentam regularmente, é o caso do aposentado Raimundo Marques de Souza, de 62 anos, que esteve com a especialista e realiza com frequência os exames de rotina.

“Sou diabético, por conta da doença perdi parte da perna e agora os cuidados são redobrados”, disse o paciente.

A consulta com cardiologista é realizada todas as quintas-feiras, de acordo com a demanda das UBSs que recebem este público. O encaminhamento é feito através do educador físico responsável por cada grupo.