UBS Rubim Aronovitch realiza palestra sobre a importância da amamentação

A iniciativa tem a finalidade de desenvolver atividades que contribuam para a conscientização dos benefícios do ato para o bebê.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Entre os diversos atendimentos ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a importância da amamentação tem sido trabalhada com as mães atendidas na Rubim Aronovitc. Durante a palestra é repassado para elas a importância do ato de ofertar o leito materno, gerando benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.

A iniciativa tem como finalidade desenvolver atividades que contribuam para a conscientização dos benefícios da amamentação. Na UBS Rubim Aronovitch, localizada na Avenida 6 de Setembro, no bairro Santa Inês, a palestra é desenvolvida uma vez por semana, na sala de apoio a amamentação, inaugurada no início do mês de agosto de 2021.

A secretária de saúde do município, Karlene Lamberg, destaca a importância desse atendimento. “Falar de amamentação é falar de cuidado, é aproximar os laços entre familiares. A palestra surge com o intuito de mostrar às mães os benefícios que o gesto promove na vida dos bebês. E, ainda, de que forma outros membros da família podem contribuir para que a amamentação ocorra de forma saudável”, destacou.

A assistente social da UBS, Denise Cardoso, reforça a importância. “Amamentar é um ato de amor e é justamente isso que passamos para essas mulheres. A amamentação é importante para o desenvolvimento e crescimento do bebê e na relação de afetividade com a mãe”, enfatizou.

Banco de Leite
A doação de leite materno é outro ponto apresentado durante a palestra para as mulheres. As mães que tiverem interesse em doar devem podem entrar em contato através do número (96) 98115-9018.

“Vamos orientar como ela deve proceder para fazer a retirada do leite e como armazenar até o retorno da equipe. Uma vez por semana é feita a coleta”, explicou a nutricionista do banco de leite, Larissa Moraes.