UBS Padre Raul Matte atendeu cerca de 4 mil pessoas em três meses de funcionamento

O atendimento na unidade funciona com marcação de consultas e demanda espontânea.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Raul Matte, localizada no bairro Zerão, oferta serviços de saúde à comunidade. O acolhimento no local é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para almoço. Inaugurada em maio deste ano, a UBS já atendeu cerca de 4 mil pessoas da comunidade e bairros adjacentes.

Para o aposentado, Zelito de Azevedo, de 67 anos, paciente da UBS, a unidade trouxe qualidade de vida aos moradores do bairro. “Foi de muita serventia o prefeito ter lembrado da gente. Porque antes tinha que se deslocar para outro bairro para conseguir atendimento. Agora eu venho até andando”, disse.

Serviços médicos de ginecologista, clinico geral, odontologia, psicólogo, assistente social, nutricionista, pré-natal, verificação arterial e glicemia capilar do paciente, através da aferição é possível agilizar os exames de hipertensão e diabetes. A unidade conta ainda com testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C, vacinação de rotina, exame preventivo do câncer de colo do útero (PCCU) e o Planejamento Familiar. O atendimento na unidade funciona com marcação de consultas e demanda espontânea.

A secretaria Municipal de Saúde, Karlene Lamberg, ressalta que através das unidades básicas de saúde é possível melhorar e dar celeridade aos atendimentos prestados à comunidade. “Trabalhamos no intuito de oferecer um serviço de qualidade para todos, sempre que uma pessoa for à UBS deverá ser bem acolhida pela nossa equipe formada por profissionais devidamente capacitados. O atendimento na unidade tem justamente esta característica de um atendimento com mais qualidade e resolutivo”, pontuou.

Iniciativa
A USB iniciou neste mês de agosto o projeto Educador Físico, voltado para moradores do bairro Zerão e do entorno, que tenham interesse na pratica de exercícios físicos. As atividades ocorrem três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas, no horário de 8h às 9h. Para participar basta apresentar o cartão do SUS. As atividades são realizadas na área atrás da unidade.

A UBS Padre Raul Matte fica localizada na Av. Wilson Carvalho, s/n, no bairro Zerão, próximo a segunda arena.