Skip to content

UBS Novo Horizonte realiza mutirão de atendimentos odontológicos, em Macapá

Mais de 116 pacientes que aguardam na fila de espera da unidade, vão receber os serviços.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Ação iniciou nesta quarta-feira (10) e segue até o dia 17 de agosto | Foto: Renato Costa/Semsa

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Novo Horizonte, zona norte de Macapá, iniciou na quarta-feira (10), um mutirão de atendimentos odontológicos para pacientes que aguardavam na fila de espera. A ação se estende até o dia 17 de agosto. A iniciativa atenderá mais de 116 pacientes.

Para conseguir zerar a demanda, as consultas acontecem nos dois consultórios da UBS e no Odontomóvel, unidade móvel de odontologia criada pela Prefeitura de Macapá. O público que deseja atendimento na área, sem estar na fila de espera, também pode procurar os espaços para ser contemplado.

Entre os serviços disponibilizados, o usuário poderá fazer extração, limpeza, restauração, profilaxia e aplicação de flúor. A dona de casa, Ediane Cordeiro, 22 anos, foi participar do primeiro dia de ação e levou os filhos Manuela, de 6 anos, e Miguel, de 3 anos, para consulta.

“Por morarmos aqui no bairro, sempre que precisamos de atendimento procuramos a UBS. Achei o mutirão excelente, pois a gente não tem como pagar por um dentista particular. É a primeira vez dos meus filhos no dentista, gostei muito do atendimento”, disse a mãe.

Ediane e os dois filhos foram atendidos durante a ação | Foto: Renato Costa/Semsa

Para receber o atendimento odontológico, é só procurar a recepção da UBS, que fica localizada na Av. Glicério Souza Figueiredo, nº 1952, bairro Novo Horizonte, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. É preciso apresentar os documentos de identidade e cartão do SUS. Também é possível agendar ligando para os números (96) 98813-3485 e 98813-3482.

“Faremos um levantamento de outras unidades que também tenham essa necessidade para realizar outras ações. A procura por atendimento em saúde bucal está muito grande no município, em função, principalmente, das pessoas que ficaram quase dois anos em casa por conta da pandemia, e não buscaram atendimento nesta área”, explicou a coordenadora das unidades móveis de Saúde Bucal, Cássia Klein.

Casos que forem avaliados como de maior complexidade serão encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no Centro de Especialidades Dr. Papaleo Paes, na zona norte.

Usuário poderá fazer extração, limpeza, restauração, profilaxia e aplicação de flúor | Foto: Renato Costa/Semsa