UBS Maruanum ampliará atendimentos médicos e odontológicos na zona rural de Macapá

Previsão de entrega da unidade de saúde é no mês de novembro.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

UBS Maruanum recebe um novo telhado | Foto: Yasmim Cardoso/Semob

A Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito do Maruanum, localizado a 38 km da capital, já conta com o novo bloco erguido. O espaço faz parte da ampliação da UBS, que servirá de reforço para atendimentos médicos que já eram oferecidos. Os reparos agora acontecem no prédio principal, com instalações elétricas e hidráulicas, troca do telhado e pintura.

A nova área da UBS Maruanum possibilitará o aumento no número de atendimentos básicos como consultas médicas, odontológicas e pré-natal. A unidade também servirá de base para equipes que atuam no programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e ações itinerantes de assistência na região, como mutirão de exames de imagem e consultas com especialistas.

A nova estrutura contará também com consultórios médicos, farmácia e sala de exame preventivo de colo de útero (PCCU), além de local para a realização de curativos, esterilização, medicação, amamentação, banheiros, vacinação e copa. Será construído um ambiente específico para diagnóstico e tratamento da doença de chagas.

A entrega da unidade está prevista para o mês de novembro. O prazo estendido se deu pela necessidade de novos serviços, explica o subsecretário municipal de Obras, Ivy Vasconcelos.

“Nossa equipe identificou que seriam necessários outros serviços estruturais para que a unidade seja entregue com qualidade. A etapa da ampliação está sendo concluída e agora estamos intensificando a reforma do prédio. A UBS terá porte 1 e será compatível com as que temos na capital”, destaca.

O investimento faz parte do programa Saúde Para Todos, maior pacote de ações anunciado pelo Município. O trabalho é executado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob), custeado com contrapartida do Tesouro Municipal e mais emenda parlamentar da então deputada federal Janete Capiberibe, enviada em 2019, no valor de aproximadamente R$ 200 mil.

Outros investimentos nos distritos
A Prefeitura de Macapá também iniciou à obra de reforma e ampliação da UBS do distrito de Carapanatuba. O prédio terá novos consultórios médicos e odontológicos, espaços para vacinação e uma sala exclusiva para o Projeto Amamentar. A nova estrutura ainda terá local para realização de exames, farmácia e atividades coletivas.

O posto de saúde do distrito de São Pedro dos Bois também recebe melhorias. Serão revitalizados os banheiros, copa, consultório médico, área de circulação, recepção, triagem, salas de enfermagem, vacinação e de espera, que vão ampliar os serviços já oferecidos. A revitalização, que segue os padrões recomendados pelo Ministério da Saúde, beneficiará a comunidade que fica a cerca de 50 quilômetros da área urbana da capital.

Novo bloco terá mais consultórios médicos | Foto: Yasmim Cardoso/Semob