UBS Infraero II será reformada e voltará a oferecer serviços de saúde

A estrutura original do local será aproveitada, mas a UBS terá nova adequação dos espaços. A previsão é entregar o novo espaço em até oito meses.

Fotos: Rogério Lameira

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou nesta quinta-feira (23) a ordem de serviço para a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Infraero II, na zona norte da capital. A volta dos atendimentos na unidade de saúde é um pedido recorrente dos moradores.

“A nossa gestão vem se transformando e todos estão entendendo a filosofia de entrega que é baseada na urgência do trabalho. Essa é uma obra mais lenta se comparada com as outras obras da saúde, mas a nossa previsão é entregar em até oito meses. Ela será entregue com a mesma responsabilidade e qualidade de todas as outras obras que estamos realizando”, destacou Dr. Furlan.

Auzenira Ferreira mora no Infraero II há 25 anos, conhece bem a realidade do bairro. Ela diz que a UBS também atendia outros seis bairros próximos e que nesses dois últimos anos que o local não funcionou a comunidade foi muito prejudicada.

“Estamos aqui para começar a obra que vai devolver a nossa UBS e isso nos traz esperança. Aqui temos muitas pessoas que não têm condições para ir até outro bairro para uma consulta ou fazer um tratamento. Mas agora esse problema é passageiro”, afirmou.

Reforma
Serão ampliados os consultórios médicos e os outros ambientes como sala de curativo, vacina, administrativo, farmácia e os banheiros serão reformados. A unidade terá novas instalações hidráulicas e elétricas, novo telhado, portas, janelas, além de acessibilidade.

A obra será executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e os recursos utilizados foram destinados pela deputada federal Leda Sadala no valor de R$ 843 mil, mais contrapartida municipal.

“O Amapá precisa de pessoas que estejam compromissadas com o povo e com a política de resultados. A retomada dessa obra é exemplo disso. É recurso investido que vai se transformar em atendimento de qualidade para o cidadão”, disse a deputada.

A unidade terá na sua nova sua estrutura sala de tratamento contra malária, cinco consultórios banheiros com acessibilidade, sala de vacinação, triagem, administração, recepção, same, farmácia e copa.