UBS Fluvial leva atendimentos de saúde para moradores do distrito de Carapanatuba 

Embarcação é uma das iniciativas do programa Saúde para Todos, maior plano de ação já anunciado na gestão de saúde da capital

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Dra. Célia Trasel chegou ao distrito de Carapanatuba | Foto: Elisa Maciel/PMM

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Dra. Célia Trasel chegou ao distrito de Carapanatuba, a 30 km de Macapá, nesta quinta-feira (25), para um mutirão de atendimento de saúde realizado pela Prefeitura de Macapá. Como parte do programa ‘Saúde para Todos’, os moradores da localidade e das regiões próximas tiveram acesso a consultas especializadas, atualizaram a caderneta vacinal e ainda puderam realizar exames laboratoriais. 

Ao eliminar a necessidade de deslocamento até a capital amapaense, a UBS Fluvial desempenha um trabalho essencial ao reduzir as barreiras de acesso à saúde para os moradores da localidade.

Foram disponibilizados serviços desde atendimento pediátrico, clínico geral, atendimento psicológico, e odontológico até orientação nutricional, coleta de Papanicolau (PCCU) e realização de exames laboratoriais. A iniciativa incluiu ainda vacinação, suplementação de vitamina A, avaliação antropométrica para as famílias cadastradas no Bolsa Família, além de dispensação de medicamentos e testes rápidos.

Quem aproveitou os serviços itinerantes foi Nelciane de Oliveira, 27 anos, moradora do Carapanatuba, que levou o filho Abner Chaves, de 6 anos. Ela está com 4 meses de gestação e deu início ao Pré-Natal na da UBS Fluvial.

“Passamos pelo dentista, nutricionista e coleta de exames e vacinação. Como a gente mora no interior, a gente tem mais dificuldade em ter acesso. A gente agradece à equipe por vir, estávamos precisando de atendimento. Porque nem todo mundo tem condição de ir até Macapá para cuidar da saúde. Então, o serviço chegando aqui é melhor para todos”, conta.

Erica Aymoré, Secretária Municipal de Saúde (Semsa), conta que após a revitalização da UBS Fluvial, em 2022, a unidade passou a oferecer novos serviços de saúde, entre eles, ultrassom, raio-x e testes do olhinho, linguinha e orelhinha. 

Desde então, comunidades como, Ipixuna, Itamatatuba, limão do Curuá, Igarapé do Meio e mais receberam atendimento de saúde pela equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) durante todo o ano de 2023. 

“O retorno da embarcação é uma das iniciativas do programa Saúde para Todos, maior plano de ação já anunciado na gestão de saúde da capital. Ele foi apresentado pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan, no dia 10 de maio e lista mais de 20 atividades e projetos que estão sendo desenvolvidos ou serão implantados ainda durante a atual gestão”, afirma a secretária de saúde de Macapá.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Dra. Célia Trasel | Foto: Elisa Maciel/PMM