‘Traz o bracinho, vem vacinar!’, canta menina de 7 anos ao ser vacinada contra a Covid-19 em Macapá

Maíse Pinheiro é estudante da EMEF Goiás, localizada no bairro Coração. Ela foi a segunda criança a ser vacinada contra a Covid-19 na capital.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Foto: Rogério Lameira

Era impossível não perceber a alegria de Marcos e Janne ao verem o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, aplicando a 1ª dose do imunizante contra a Covid-19 em sua filha Maíse Pinheiro, de 7 anos. A menina estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Goiás e foi a segunda criança a ser vacinada na capital, na manhã desta segunda-feira (17), na UBS Padre Raull Matte, localizada no bairro Zerão.

O evento marcou a inclusão de crianças de 05 a 11 anos de idade no público-alvo da vacinação contra a Covid-19.

A empolgação da criança era tanta, que ela e o pai criaram até uma música para incentivar outras crianças a se vacinarem também. “Eu passei a tarde e a noite ensaiando pra cantar bem bonito hoje”, conta Maíse com muita animação. A música é de autoria da própria criança e seu pai, Marcos Humberto, que é professor e artista. Eles aproveitaram a oportunidade para levar uma mensagem de respeito à ciência e mobilização em favor da vacinação.

“Lá em casa todo mundo está vacinado e valoriza a ciência. Todos tomamos as três doses da vacina e só faltava ela, a nossa caçula. Mas isso mudou hoje e agradecemos ao prefeito pela sensibilidade de vir pessoalmente vacinar as primeiras crianças. Criamos a música porque não poderíamos perder essa oportunidade de fazer com que esse exemplo seja seguido por mais crianças”, disse Marcos.

Durante o evento na UBS as crianças foram recebidas com palhaços, brincadeiras e muitas músicas infantis.

“Seguimos à risca o plano de imunização do Ministério da Saúde. Eu estou muito feliz em poder dar início à vacinação das crianças, estendendo a cobertura vacinal em nosso município”, ressaltou Dr. Furlan.

Vacinação em crianças
A prefeitura de Macapá iniciou a vacinação das crianças contra a Covid-19. O imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Fazendinha, Coração, Marabaixo, Padre Raul Matte, Leozildo, Congós, Pedrinhas, São Pedro, Rosa Moita, Raimundo Hozanan, Cidade Nova, Pacoval, Novo Horizonte, Brasil Novo, Curiaú, BR-210 e Marcelo Cândia. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A vacinação está condicionada a apresentação dos originais e cópias de um documento oficial com foto, carteira de vacinação, comprovante de residência e laudo que comprove a condição, este válido apenas para o grupo com comorbidade. Além disso, no ato da vacinação o menor deverá estar acompanhado dos pais e/ou responsáveis.