Trânsito: binário Padre Júlio e Cora de Carvalho começa a funcionar no dia 30 de outubro

Para a mudança entrar em operação, as avenidas estão recebendo novos sinais semafóricos, sinalização vertical e horizontal, readequação de estacionamentos e obras complementares.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Para dar maior fluidez ao tráfego na capital, a Prefeitura de Macapá, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), trabalha diariamente na sinalização vertical e horizontal das avenidas professora Cora de Carvalho e Padre Júlio Maria Lombaerd, convertendo as vias para o sistema viário binário, que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em um sentido único.

A mudança promoverá algumas mudanças significativas no trânsito da capital, permitindo que as vias desafoguem o volume de tráfego em horários de pico, comum para a Padre Júlio – uma arterial de mobilidade para o transporte coletivo, motoristas particulares e de carga, assim como pedestres e ciclistas.

A previsão é que este sistema comece a funcionar a partir das 14h do dia 30 de outubro. A partir desta data a avenida Padre Júlio será sentido Oeste/Leste (da Rod. Duca Serra à Rua São José) e avenida Cora de Carvalho sentido Leste/Oeste (da São José à Duca Serra).

O objetivo do binário é garantir boa trafegabilidade e aumentar o fluxo contínuo do trânsito, eliminando pontos de conflito, garantindo uma maior segurança viária para os condutores e pedestres.

Para o binário entrar em operação, as avenidas estão recebendo novos sinais semafóricos, sinalização vertical e horizontal, readequação de estacionamentos e obras complementares que não estavam no projeto inicial, como obras na entrada do bairro Alvorada, que alimentam a Duca Serra.

O diretor-presidente da CTMac, Marcilio Dantas, solicita que todos tenham cautela com as mudanças e atenção redobrada nesse processo de transição.

“A partir das 14h do dia 30 pedimos a compreensão de todos para que respeitem as novas sinalizações de trânsito nas avenidas Professora Cora de Carvalho e Padre Júlio Maria Lombaerd. É uma mudança necessária e benéfica para todos. Nossos agentes de trânsito em parceria com a Guarda Civil Municipal de Macapá, Polícia Militar, através do BPTran e BPRE, estarão monitorando todos os trechos das avenidas para que possamos garantir a tranquilidade e segurança nesse processo de mudança”, explica o diretor-presidente da CTMac.

Para manter a população informada sobre o sistema binário, a CTMac tem realizado campanhas educativas em emissora de TVs, rádios e redes sociais, além da distribuição de folders em toda a capital. Em caso de dúvidas e sugestões a companhia disponibiliza para a população o número (96)98100-0799.