Tradicional Festival do Inajá fomenta empreendedorismo e turismo na região do Pacuí, em Macapá

Evento será realizado em São Joaquim, nos dias 16, 17 e 18 de setembro.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Balneário de São Joaquim animará o festival na domingueira de 17 de setembro | Foto: Agência distrital do Pacuí/PMM

O tradicional Festival do Inajá celebra a identidade e misticismo nortista, no recorte das lendas amazônicas. Em Macapá, a região do Pacuí prepara uma grande festa nos dias 16, 17 e 18 de setembro, na sede do distrito. A valorização do fruto fomenta o empreendedorismo e o turismo na zona rural.

A 29 º edição do Festival do Inajá será realizado na Vila de São Joaquim do Pacuí, a 130 quilômetros da capital. O objetivo é promover o fruto símbolo do conto indígena do ‘’Ynayá’’, conhecido na culinária com iguarias típicas e o artesanato da semente e palmeira do inajazeiro, na produção de trajes e biojoias.

O festival aproxima crianças, jovens e adultos dos costumes, tradições culturais e da história das comunidades da região do Pacuí. Além de movimentar o turismo, melhorando a renda das famílias e também na valorização do trabalhador do campo, o cooperativismo e a economia solidária.

A festividade é coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), com realização da Agência Distrital e Associação Esporte Clube São Joaquim do Pacuí.

‘’Queremos fazer o resgate cultural com o retorno do festival, após a fase grave da pandemia da Covid-19. A intenção é estimular a presença de moradores, visitantes, turistas e empreendedores, proporcionando mais lazer’’, explica a secretária municipal de Mobilização e Participação Popular, Caroline Almeida.

A iniciativa também tem o apoio das secretarias municipais de Saúde, de Agricultura, de Iluminação Pública e de Obras e Infraestrutura Urbana, e das pastas de Cultura, Turismo e Esporte e Lazer.

‘’O festival divulga o empreendedorismo, através da sensibilidade do artesão na confecção das peças, que também vestem as misses que concorrem no concurso, que faz o reconhecimento das mulheres do distrito’’, detalha Ana Patrícia, membro da comissão organizadora.

Criado em 1989, o Festival do Inajá desenvolve o resgate social e explora diversos segmentos. No campo cultural, as atividades serão diversificadas, com brincadeiras, gincanas, teatro, atrações musicais e festejos com participação popular.

Confira a programação do Festival de Inajá, em São Joaquim do Pacuí:

16 de setembro (sexta-feira)
14h às 17h – Ação de saúde
19h – Abertura oficial com leitura do histórico da festividade e apresentação dramatizada da lenda do inajá
20h30 – Desfile Miss Mirim Inajá
22h – Atração musical

17 de setembro (sábado)
9h às 16h – Feira de Agricultura e Arte
14h – Amistoso de futebol com veteranos
16h – Momento cultural com a escolha da melhor iguaria, artesanato e maior cacho de inajá
22h – Concurso Miss Inajá
23h – Atração musical e som mecânico

18 de setembro (domingo)
10h – Domingueira no balneário de São Joaquim (Som mecânico local e atração, premiação do desfile mirim e das três primeiras colocadas no concurso Miss Inajá)
18h – Encerramento