Tradição, políticas públicas e combate à intolerância fazem parte do Novembro Afro em Macapá

Programação será realizada pelo Improir, em parceria com as secretarias municipais e sociedade civil organizada.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Programação inclui ação de saúde no Terreiro de Mina Nagô de Santa Bárbara | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

O Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) prepara um mês de atividades culturais, de lazer, saúde e cidadania. A programação do  Novembro Afro  2022 envolve tradição, discussão de políticas públicas e combate à intolerância religiosa. As ações contam com o apoio das secretarias municipais de Macapá e sociedade civil organizada. 

A programação inicia na terça-feira, 1º  de novembro, com atualização cadastral das Casas de Matrizes Africanas de Macapá e ao longo do mês a atividade contará com Feira Afroempreendedora, Exposições itinerantes do Museu do Negro Gertrudes Saturnino, ações de saúde com o Afrocidadania e visitas guiadas de escolas quilombolas no Bioparque da Amazônia.

‘’O Improir atua no planejamento e execução de ações que incentivam a igualdade de racial. O Novembro Afro chega como instrumento de políticas que alcancem a população negra de Macapá. Além disso, já estamos alinhando com a União dos Negros do Amapá [UNA] para apoio da Prefeitura no tradicional Encontro dos Tambores’’, explica a titular do Instituto, Maria Carolina Monteiro.

As secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Direitos Humanos, Comunicação, Agricultura, Obras, Zeladoria Urbana, Direitos Humanos, Iluminação Pública,  de Habitação e  Ordenamento Urbano,  do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer, Guarda Civil, Bioparque da Amazônia, Fundação Municipal de Cultura e Instituto Municipal de Turismo  são parceiras do Improir na realização da programação.

Confira a programação:
1/11- Atualização cadastral das Casas de Matrizes Africanas
8/11 – Visita guiada da Escola Municipal Quilombola Velho Chico no Bioparque da Amazônia
10/11 – Curso de capacitação  para Afroempreendedores e Empreendedores Afro
15/11 – Visita guiada das escolas municipais quilombolas de Capina Grande no Bioparque da Amazônia
17/11 – Ação Afrocidadania na comunidade do Coração
18/11 – Ação Afrocidadania na comunidade do Curiaú
20/11  – Lançamento da revista virtual
21 e 22/11 – Exposição itinerante do Museu do Negro Gertrudes Saturnino no distrito do Pacuí
23 e 24/11 – Exposição itinerante do Museu do Negro Gertrudes Saturnino na União dos Negros do Amapá (UNA)
30/11- 2ª edição do Encontro de trancistas na comunidade do Coração, Feira Afroempreendedora, Exposição do Museu do Negro e Cadastro de Afroempreendedores