Torneio de futebol feminino encerra programação do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Seis grupos esportivos compostos por mulheres lésbicas disputaram o campeonato, que fez parte da programação em alusão à data comemorada nacionalmente.

Por Bruno Nascimento - Coordenadoria Municipal de Diversidade

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade (COPDI), encerrou a programação do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica com um torneio de futebol feminino neste domingo (29). A Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel) também participou da realização da atividade.

Seis times compostos por mulheres disputaram o título, que acabou conquistado pela equipe denominada “Boleiras”. Em segundo lugar ficou o time “Real Brasil”. As vencedoras ganharam kits esportivos e medalhas como premiação.

Programação
O torneio faz parte da campanha “Dia da Visibilidade Lésbica – Macapá que acolhe. #ÉSobreElas”, celebrado dia 29 de agosto. A atividade foi lançada pela gestão municipal com o objetivo de incentivar o cuidado com a saúde física e mental da mulher LBT.

“A nossa programação foi inteiramente conduzida pelas mulheres lésbicas e para as mulheres lésbicas, para que elas falem suas lutas, dificuldades e delícias de serem quem são”, destacou o coordenador municipal de Diversidade, Edem Jardim.

No sábado (28) a coordenadoria promoveu ainda uma roda de conversa sobre saúde e partilha de vivências de mulheres lésbicas em Macapá. A atividade contou com participação da poetisa Jeanny Raiol, da psicóloga Laurana Bandeira e da professora e ativista Joane Gomes. A apresentação musical ficou por conta da cantora Michele Maycoth. O momento foi transmitido ao vivo nas redes sociais da prefeitura.