TEAtendemos: prefeitura promove mutirão de atendimentos de crianças para o diagnóstico de autismo

Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, avança nos cuidados com as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Por Andreza Sanches - Secretaria Municipal de Saúde

Mutirão busca facilitar o atendimentos para crianças com TEA I Fotos: Iran Froes/PMM

Neste sábado (15) e domingo (16), a Prefeitura de Macapá realiza a primeira grande ação do projeto TEAtendemos, com atendimentos no Centro Especializado Dr. Papaléo Paes, para acelerar a emissão de laudos para pessoas com suspeita ou em investigação para TEA e que ainda não possuem diagnóstico fechado.

A coordenadora de Atenção Básica, Joelma Ribeiro, explica que a ação é direcionada às famílias que estão na lista de espera em dispositivos de Saúde Mental do município como Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Clínica Escola Coração Azul.

A ação possui uma equipe multiprofissional e oferta consultas com neuropediatra, psiquiatra, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo, e ainda disponibiliza exames necessários para o diagnóstico, como o BERA, tomografia computadorizada e eletroencefalograma.

Atendimentos são ofertados na rede municipal de Macapá | Foto: Iran Froes

“São famílias que estão há dois ou mais anos na fila de espera, com nenhuma avaliação realizada ou com pendências no diagnóstico. De acordo com a necessidade de cada paciente, eles serão direcionados para as especialidades para dar seguimento aos atendimentos”, destacou a coordenadora.

A família da pequena Lana Maria, de cinco anos, aguardava há um ano a chamada para continuidade da avaliação profissional. ” Minha filha ainda precisa de atendimento com o neuropediatra e quando nos ligaram foi uma bênção. Vamos fazer as consultas, exames e encaminhar para as especialidades corretas para o desenvolvimento dela”, disse a analista de TI, Josiane Garcia.

Josiane levou sua filha para receber os cuidados dos profissionais | Foto: Iran Froes

A expectativa é atender aproximadamente mil crianças e regular a fila de espera. O projeto realizará cinco edições, com a próxima ação prevista para os dias 6 e 7 de maio.