Sistema Binário é inaugurado no bairro Cidade Nova

Binário transforma vias paralelas em único sentido, melhora o fluxo de trânsito e diminui acidentes entre veículos, pedestres e ciclistas

Por Luiz Felype Santos - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá orientaram condutores e habitantes sobre o novo funcionamento do trânsito | Foto: Jesiel Braga/PMM

Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura Municipal, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), entregou o oitavo Binário, em Macapá.

Integram o novo sistema: a Rua Antônio Pelaes de Souza (sentido Avenida José do Espírito Santo – Rua do Canal do Jandiá) e Rua Turíbio Orivaldo Guimarães (sentido Rua do Canal do Jandiá – Avenida José do Espírito Santo). As vias interligam os bairros Cidade Nova e Perpétuo Socorro.

As ruas totalizam um quilômetro e 402 metros de extensão. O investimento para obra foi de R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais) do Tesouro Municipal.

O binário transforma vias paralelas em único sentido, melhora o fluxo de trânsito e diminui acidentes entre veículos, pedestres e ciclistas.

Panfletos foram distribuídos aos condutores de veículos | Foto: Jesiel Braga/PMM

Todas as ruas do Cidade Nova receberam recapeamento asfáltico; regularização e compactação do solo; substituição de base e sub-base com aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), executados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).

CTMac foi responsável pela sinalização horizontal – pintura das ruas – e sinalização vertical, que consiste na instalação de placas de trânsito. Durante uma semana, a entidade realizará ação educativa para orientar condutores e habitantes sobre o novo funcionamento do trânsito, bem como disponibilizará agentes para ronda.

“Em todos os bairros que entregamos binários, os comércios tornaram-se potencias. Os empreendedores aumentaram as vendas, pois o fluxo melhorou, ficou mais organizado e facilita o estacionamento. É mais um sistema binário inaugurado em nossa gestão”, acrescentou, durante cerimônia de entrega, o prefeito Dr. Furlan.

De acordo com a moradora e técnica em Saúde Bucal, Elane Marques, o trânsito na região “era um caos”. “Tinha engarrafamento intenso na hora do almoço. Os motoristas buzinavam e gritavam o tempo todo. Para passar era um desafio. O binário vai ajudar no fluxo comercial”.

“Moro há 14 anos no Cidade Nova. As ruas não receberam asfalto há 12 anos. Era problema com lama ao ir à igreja. Chegávamos sujos. O binário chegou para melhorar nossa mobilidade”, ressaltou o panificador e habitante João Souza.

Desde o início da gestão, oito binários foram entregues:

  • Avenida Padre Júlio com a Avenida Professora Cora de Carvalho – 8 KM e 450 metros;
  • Avenidas Ataíde Teive com a Henrique Galúcio – 4 KM e 300 metros;
  • Toda extensão das Ruas Eliezer Levy e General Rondon;
  • Avenidas 13 de Setembro e Pedro Lazarino – 4 KM e 200 metros;
  • Avenidas Dom José Maritano com a José Peres – 2 KM e 500 metros;
  • Ruas Amadeu Gama com Dr. Braulino – 2 KM e 400 metros;
  • Ruas Alceu Paulo Ramos com Cícero Marques – 2 KM e 400 metros;
  • Rua Antônio Pelaes de Souza (sentido Avenida José do Espírito Santo – Rua do Canal do Jandiá) e Rua Turíbio Orivaldo Guimarães (sentido Rua do Canal do Jandiá – Avenida José do Espírito Santo – 1 KM e 402 metros.

| Fotos: Jesiel Braga/PMM