Sétimo parquinho infantil é entregue em área periférica de Macapá

Dessa vez, moradores da passagem das Orquídeas foram contemplados com o espaço infantil e revitalização de passarela.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Crianças que residem na passarela das Orquídeas, no bairro Cidade Nova, foram contemplados com parquinho | Foto: Junior Dantas/PMM

Moradores da passagem das Orquídeas, no bairro Cidade Nova, foram contemplados com 436 metros de passarela e parquinho infantil. A entrega aconteceu na manhã deste sábado (16) pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan. Durante a agenda, também foram assinadas duas ordens de serviço para reforma das passarelas Acre e Goiás, ambas localizadas no bairro Pacoval.

“A Prefeitura tem o papel de estar próximo do povo. Os desafios da cidade são muitos, mas o nosso trabalho não para e, por isso, estamos resolvendo os mais diversos problemas. Fazer novas passarelas é levar mais dignidade para a população”, ressaltou o chefe do executivo municipal.

Um momento de comemoração para Patrícia Almeida, de 32 anos, que reside na passagem das Orquídeas há 10 anos.

“A nossa situação estava precária. Durante o tempo que eu moro aqui, nunca tinha visto um investimento desse no nosso espaço. A gente caia na ponte e tinha dificuldades até pra sair de casa. A sensação que temos agora é de que, finalmente, fomos lembrados pelo poder público”, celebra a moradora.

O recurso para revitalização da passarela é do Tesouro Municipal. Já o parquinho foi construído com verba destinada por meio de emenda parlamentar do senador Lucas Barreto (PSD) mais contrapartida municipal.

O parquinho inaugurado neste sábado (16) é o sétimo entregue pela gestão municipal. O espaço conta com uma área específica para leitura e plantio de mudas, visando o desenvolvimento de crianças através da educação, além de incentivar a consciência ambiental. A iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp) atende pedidos das crianças durante a tradicional agenda de domingo.

O espaço conta com uma área específica para leitura e plantio de mudas | Foto: Junior Dantas/PMM

A estrutura da passarela e do parque foram construídas aproveitando a mão de obra da própria comunidade, o que melhora a distribuição de renda em áreas com baixo índice de empregabilidade.

Foi o caso do jovem João Ferreira, 26 anos, conhecido como ‘DJ JF’. Ele conta que a obra foi importante para conseguir uma renda enquanto procura por emprego.

“Além do benefício da nova passarela, foi uma oportunidade que a Prefeitura deu de ganhar dinheiro com minha mão de obra. Me sinto muito agradecido por isso”, comenta o rapaz.

Reforma de passarelas
A felicidade constada nos rosto dos moradores da passagem das Orquídeas, em breve, também será percebida nas pessoas que residem nas passagens Acre e Goiás, no bairro Pacoval.

A assinatura das ordens de serviço para revitalização de passarelas contou com a presença da comunidade local e renovou as esperanças dos moradores. A obra será executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e custeada com recursos do Tesouro Municipal.

Nessas passarelas, será implantado um novo modelo de construção mista, que consiste na base feita em madeira e o passeio em concreto. O objetivo é dar mais acessibilidade, tornar a obra mais duradoura e com execução mais eficiente.

Rosete Santos, 35 anos, mora na passagem Goiás e recebeu em sua casa a equipe da Prefeitura para a assinatura da ordem de serviço.

“Honestamente eu me sinto privilegiada. Com essa nova passarela eu irei me sentir mais tranquila em receber visitas da minha mãe, que já é idosa”, disse esperançosa a moradora.

Ordem de serviço para revitalização da passarela Goiás foi assinada na casa da Rosete Santos | Foto: Junior Dantas/PMM