Setembro Amarelo: Prefeitura inicia o mês de valorização a vida com atividades para o público

Durante todo o mês de setembro a Semsa em parceria com a Semas desenvolve vasta programação

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A abertura do Setembro Amarelo contou com a participação do grupo terapêutico da UBS Infraero II I Foto: Jesiel Braga/PMM

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta quarta-feira (6) o Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio com aula de ginástica com o grupo terapêutico da terceira idade “Viver é bom”, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Infraero II.

O objetivo foi destacar a prática regular de atividades físicas como uma das formas de cuidar da saúde mental.

Pessoas que participam do grupo terapêutico, relatam melhorias relacionadas à saúde mental e autoestima em decorrência da prática de atividades físicas no local.

É o caso do casal de idosos, Luiz Assis e Ivanir Flor, moradores do Conjunto Habitacional Macapaba. Participam há anos do grupo e se sentem bem com as atividades.

“Começamos a praticar atividades físicas faz alguns anos, eu e meu marido tivemos ótimos resultados. O grupo terapêutico nos proporciona saúde física e mental”, disse Ivanir.

Durante todo o mês de setembro a Semsa em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Amor, desenvolve vasta programação.

No decorrer do mês, terá oficina de esporte e lazer, plantão psicológico e articulação intersetorial com o Centro de Referência de Assistência Social – Cras Amor. Além disso, terão inscrições para o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Grupo Amarelo”, com ciclos de oficinas de artesanato, jardinagem, produção artística e literária, oficinas recreativas, entre outros.

A coordenadora da saúde do idoso da Semsa, Marisa Cardoso, ressaltou que a programação será disponibilizada para o público em geral.

“Será o mês inteiro de programação para o público. A Semsa proporciona momentos com atividades, que desenvolvem potencialidades para novos projetos de vida”, finalizou Marisa.

Fotos: Jesiel Braga/PMM