Setembro Amarelo: grupo de idosos da unidade de saúde São Pedro faz caminhada

Alegria, troca de experiências, disposição e muita atividade física  fizeram parte das ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta sexta-feira, 27, para o grupo da terceira idade “Viver Melhor”, que recebe acompanhamento de profissionais da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), no bairro Beirol. A atividade faz parte da campanha Setembro Amarelo de valorização da vida.

Adriana Carneiro, psicóloga da equipe, enfatizou a importância de momentos de convivência harmoniosa e que estimulem a prática de atividades físicas, tão importantes para a saúde do corpo e da mente. “A prática de atividade física auxilia no desenvolvimento deles, melhorando o desempenho diário. Isso reflete na qualidade de vida de cada um, na convivência em sociedade. Por meio do grupo, estes idosos podem reavaliar a sua vida e ver que precisa estar inserido em um grupo social que lhe proporcione desenvolver suas potencialidades, reconhecer e aprender a conviver com suas limitações”.

 

O Viver Melhor é composto por cerca de 60 idosos, que fazem acompanhamento três vezes na semana, que incluem sessões de fisioterapia, alongamento e relaxamento, acompanhamento nutricional, além de fonoaudiólogo e psicólogo. “Sou frequentadora do grupo há cinco anos e não troco esses momentos por nada, aqui eu recebo carinho, atenção e cuidado”, comentou Filomena Dias, 68 anos.

 

O grupo se reúne todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h, na Unidade Básica de Saúde São Pedro, no Beirol, e está aberto para novos participantes que queiram adquirir mais qualidade de vida.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa