Servidores municipais são capacitados para combater o Aedes aegypti

Como parte das atividades de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Macapá promoveu na manhã desta quinta-feira, 26, capacitação aos servidores públicos que irão atuar no dia D municipal de combate ao mosquito, previsto para acontecer no dia 1º de fevereiro. Eles foram orientados sobre como identificar possíveis criadouros e as formas de combater o transmissor da dengue e de outras doenças.

 

O dia D, que será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), acontecerá no bairro Central, apontado como alto risco de infestação do mosquito. Participarão da ação as secretarias municipais de Manutenção Urbanística (Semur), de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) e das Subprefeituras (Secsub), além da Guarda Municipal e demais parceiros. Serão feitos serviços de recolhimento de entulho, notificação de terrenos abandonados, educação em saúde e tratamento focal.

 

O coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal, explicou que a capacitação é necessária uma vez que esses servidores irão atuar junto com os agentes de endemias. “Eles farão visitas domiciliares junto com os nossos agentes, por isso a importância em capacitá-los para que possam identificar e combater os focos, orientando os moradores sobre as formas de prevenção”.

 

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), mais de 52% dos criadouros do mosquito foram encontrados no lixo doméstico e outros resíduos sólidos. A principal forma de prevenção continua sendo a eliminação de qualquer recipiente que acumule água e venha a ser um criadouro. Dedicar 15 minutos por semana para fazer a inspeção no quintal garante que a larva não se desenvolva, evitando a proliferação.

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa