Servidores municipais participam de Curso de Contabilidade Aplicada no Setor Público

A Controladoria-Geral do Município (Cogem) promove de 18 de fevereiro a 5 de abril o Curso de Contabilidade Aplicada no Setor Público. A capacitação acontece no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e tem como público-alvo servidores que atuam nas áreas de Orçamento, Finanças e Contabilidade.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Macapá tem por objetivo capacitar os servidores para o entendimento dos aspectos básicos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Em especial, ao que se refere ao processo de execução orçamentária, financeira e patrimonial das entidades governamentais. O curso tem como enfoque a estrutura de contas contábeis utilizadas para registro das transações típicas da área governamental, por meio do Plano de Contas. 

 

“Essa capacitação vem para auxiliar os servidores, possibilitando o conhecimento do universo da contabilidade, que é gigantesco e que a cada momento vem se consolidando mais, atendendo outras demandas do mercado internacional. E o servidor dessa área deve estar atualizado sobre essas mudanças que ocorrem”, destaca a controladora-geral de Macapá, Nair Mota Dias.

 

Além do aperfeiçoamento e geração de conhecimento relativo à convergência e boas práticas contábeis por meio de discussão das normas e procedimentos aplicados aos entes da federação, a capacitação dos servidores torna-os aptos a entender mudanças implementadas pela Secretaria do Tesouro Nacional com foco no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 

 

“O Tesouro Nacional está fazendo muitas exigências de cumprimento de toda legislação que envolve contabilidade pública. Por isso, a gente acredita que o curso venha nortear como se processa a despesa pública e melhorar a percepção do servidor, além de prepará-los de acordo com a normas e exigências do Tribunal de Contas, dos controles externo e interno, quando estes estiverem atuando”, comenta a controladora.

 

Sávio Almeida

Assessor de comunicação/PMM

 

Fotos: Nayana Magalhães