Equipes do Samu de Macapá recebem ação de saúde bucal pelo aniversário de 16 anos de serviço

Programação segue até o próximo domingo (11), com eventos culturais e de saúde.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Foram ofertados atendimentos odontológicos, psicológicos e limpeza facial | Foto: Renato Costa/Semsa

Como parte da programação de aniversário de 16 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Amaopa, a equipe de servidores municipais da base zona sul, no bairro Pedrinhas, recebem atendimento odontológico e psicológico, além de limpeza facial. Os serviços foram realizados nesta segunda-feira (5) e seguem até a terça-feira (6).

Também serão beneficiados os servidores da base zona norte, localizada no bairro Jardim Felicidade, que recebem a ação de saúde na quinta (8) e sexta-feira (9). A programação ainda conta com palestras, mesa redonda, atendimentos fisioterapêuticos, além de exposições e o corte do bolo, que acontece no domingo (11), no Mercado Central.

No Samu desde 2020, a técnica em enfermagem Valéria Tiago, 49 anos, ressaltou que é muito importante ofertar os serviços de saúde para os servidores que estão diariamente cuidando de outras vidas.

“Gostei muito da iniciativa de também prestar assistência ao funcionário, porque a gente adoece e precisa desse cuidado. Fazer parte da equipe do Samu é um sonho realizado”, diz.

Técnica em enfermagem, Valéria Tiago, recebeu atendimento odontológico durante a ação | Foto: Renato Costa/Semsa

As equipes que atuam no Samu são formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas disponíveis 24h, ao serem acionados pelo 192. Esse trabalho diário tem como objetivo socorrer vítimas após alguma situação de urgência ou emergência.

“Queremos que os colegas se sintam acolhidos e parte da equipe. As vezes, entre um plantão e outro, não temos tempo para cuidar da saúde. Então, estamos tentando levar isso até eles”, explica a coordenadora de Enfermagem do Samu, Cristiani Silva.

São realizados atendimentos odontológico e psicológico, além de limpeza facial | Foto: Renato Costa/Semsa