Servidores do Macapatur participam de treinamento para elaboração do Plano Municipal de Turismo

Na sexta-feira (07) os servidores e colaboradores do Instituto Municipal de Turismo (Macapatur) participaram de um treinamento on-line introdutório sobre a execução e elaboração do Planos Municipal de Turismo – PMT. A iniciativa do Instituto faz parte do cronograma de ações para a elaboração do Plano de Turismo de Macapá, que é item obrigatório para que a Prefeitura acesse recursos do Ministério do Turismo.

Durante o treinamento, foi apresentada a maneira que podem ser alocados os recursos necessários para o fomento da atividade do trade turístico na cidade, bem como o planejamento deve ser realizado. O curso também fornece informações e capacitação técnica para os servidores, que já atuam na área do turismo. Os colaboradores viram de forma sucinta o passo a passo de elaboração o plano, desde sua concepção, processo de elaboração, validação e entrega.

Para o diretor-presidente do Macapatur, Benicio Pontes, a capacitação dos servidores é fundamental neste momento de execução do PMT de Macapá. “Estamos em processo de finalização do Censo do Turismo que vai apresentar como está o setor na capital, para então, com os conhecimentos repassados no treinamento, os nossos servidores possam elaborar o PMT. Sem o plano não é possível que a capital acesse os recursos federais repassados pelo Ministério do Turismo para fomentar o setor”, explica.

O treinamento foi ministrado pelo turismólogo Calidon Costa, que explicou para a equipe os processos de criação e mecanismo para execução de diretrizes que irão nortear o turismo em Macapá. “No treinamento com os servidores do Macapatur apresentamos de forma mais resumida o que é um plano de turismo e a importância dele para qualquer cidade que deseja fomentar o setor. Explicamos como é feita a validação do PMT, elaboração de cronogramas e propostas do planejamento turístico”, conta.

Plano Municipal do Turismo
O Plano Municipal de Turismo é um norte para tomadas de decisões e realização de ações que utilizam a atividade turística como um dos principais vetores de desenvolvimento de um município. Ele Auxilia na busca e captação de recursos em diversas instituições que promovem e incentivam destinos que utilizem o turismo como fonte de desenvolvimento local. Sem planos de turismo, os municípios não podem acessar recursos, fazer parte do mapa brasileiro de turismo ou monitorar ações conectadas com o Ministério do Turismo.

Lucas Costa
Instituto Municipal de Turismo