Servidores da Prefeitura de Macapá iniciam treinamento para preenchimento de formulários do Cadastro Único

Iniciou na manhã desta terça-feira, 4, o curso de capacitação para o preenchimento de formulários do Cadastro Único (CadÚnico). Serão quatro dias de treinamento, compondo a grade curricular necessária para desenvolver a Política de Assistência Social voltada para o CadÚnico e o Programa Bolsa Família (PBF). Estão sendo capacitados servidores contratados pela Prefeitura de Macapá no Processo Seletivo Simplificado para Área da Assistência Social.

Com o treinamento, a Secretaria Municipal de Assistência Social visa qualificar os técnicos que desenvolverão as funções de Entrevistador e Digitador Social, qualificando-os para uma abordagem mais humanizada, com a coleta de informações qualificadas, de modo a gerenciar os dados das famílias e pessoas cadastradas, de forma a refletir a realidade dessas famílias, compreendendo sua interação com outros sistemas e sua importância para a oferta e a gestão de políticas públicas voltadas para as famílias cadastradas.

“Eles precisam ser qualificados para entender onde estão inseridos, se enxergarem dentro da Assistência Social. Depois, eles precisam saber como entrevistar , como coletar esses dados de forma adequada das famílias, que não são simplesmente dados, é um questionário grande, um caderno extenso, com  todos os tipos de perguntas, que vão desde dados pessoais, como endereço e documentação, até as condições de moradia. Se tem água, se é de alvenaria ou madeira, qual o tipo de trabalho que a pessoa exerce, quanto recebe, assim como também se ela recebe algum tipo de benefício. É um questionário longo, porque é uma entrevista de identificação das famílias e eles precisam ter ciência disso, para que o trabalho não seja executado de forma mecânica”, enfatizou Alexandra Barros, coordenadora da Casa do Bolsa.

Conforme explica a coordenadora, o Cadastro Único é uma ferramenta que caracteriza pessoas que podem ser beneficiárias de programas sociais e, a partir desta identificação no CadÚnico, os três entes (Municipal, Estadual e Federal) conseguem enxergar essas pessoas, dizer o que precisam e, a partir daí, planejar. “Ele faz uma identificação socioeconômico das famílias para as políticas públicas, planejamento de políticas públicas e para atender essas famílias com programas, serviços, benefícios e projetos”, concluiu.

A capacitação ocorrerá até 8 de agosto, na Casa do Bolsa, e conta com a participação de 20 servidores da Prefeitura de Macapá. “Estamos participando do treinamento para poder sanar nossas dúvidas quanto entrevistador e do usuário. Mostrar que o Cadastro Único não é referente somente ao Bolsa Família, mas serve como porta de entrada para vários programas sociais”, comentou Suellen Anjos, entrevistadora social.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Sávio Almeida

Assessor de comunicação