Servidores da limpeza pública de Macapá tiram um tempinho para cuidar da saúde

Com a finalidade de sensibilizar os homens que trabalham nos serviços de limpeza pública da capital amapaense sobre a importância dos cuidados com a saúde, foi realizada nesta sexta-feira, 28, uma ação alusiva ao Dia do Homem, celebrado em 15 de julho. Foram ofertados a esses trabalhadores atendimento médico, coletas de exame, testes rápidos e palestras de educação voltadas à saúde do trabalhador e à prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes.

“O público masculino ainda é muito resistente na hora de buscar os serviços e de cuidar da saúde. Por isso, trouxemos a ação para o ambiente em que eles trabalham, para que não haja desculpa de não dar uma passadinha ao médico”, disse a coordenadora de Saúde do Homem, Joyciane Oliveira.

 

Hoje, o Município possui 209 pessoas responsáveis pela limpeza pública da nossa cidade, entre eles está o motorista Leovan Palmeirim, que disse estar satisfeito com os atendimentos. Segundo ele, não acessava por falta de tempo. “A gente tem uma rotina corrida e cansativa, e acaba não sobrando tempo para estar marcando consulta, com o atendimento aqui na empresa fica mais fácil de acessar os serviços”. 

 

Dia do Homem

 

A data faz parte do calendário de ações do Ministério da Saúde, figurando como uma ação de promoção e prevenção, que contribui de modo efetivo para a redução de morbimortalidade dessa população. O atual cenário epidemiológico mostra um crescente aumento de doenças cardiovasculares, crônicas e câncer nos homens. Daí a importância da data como forma de promover bem-estar, ajudando a manter mente e corpo em perfeito funcionamento.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa