Serviços de limpeza e desobstrução avançam no canal do bairro Perpétuo Socorro, em Macapá

Trabalho contempla a retirada da lama, lixo, galhos, entre outros.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Equipes retirada de lama, entulhos e vegetação do leito das áreas de entorno | Foto: Zeladoria Urbana/PMM

A Prefeitura de Macapá mantém em ritmo acelerado os serviços de limpeza e desobstrução no canal do bairro Perpétuo Socorro, zona norte da cidade. Equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, fazem a retirada de lama, entulhos e vegetação do leito das áreas de entorno, roçagem mecanizada, capina manual e de lixeiras recorrentes.

O serviço de manutenção e limpeza também recebe o auxílio de uma retroescavadeira, quatro caçambas e duas pás carregadeiras. Os trabalhos devem ser concluídos no final de agosto. O canal do bairro Perpétuo Socorro tem 930 metros e corta as avenidas Ana Nery, José Tupinambá, Rio Xingu, Rio Javari, Rio Japurá e rua Oscar Santos.

O objetivo da ação, além de manter o ambiente limpo, é também aumentar a vazão das águas e evitar alagamentos no período chuvoso. Durante os serviços, os trabalhadores têm tirado material descartado de forma irregular como, restos de animais, lixo doméstico, mato, carcaças e outros objetos.

Serviço recebe o auxílio de uma retroescavadeira, quatro caçambas e duas pás carregadeiras | Foto: Zeladoria Urbana/PMM

De acordo com o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias, as frentes de trabalho são permanentes, mas alguns pontos recebem reforço, como no canal do Perpétuo Socorro.

“Nós, enquanto poder público, estamos fazendo a nossa parte, mas manter a cidade limpa e organizada é dever e responsabilidade de todos, por isso peço que as pessoas que não joguem lixo no canal”, solicita.

Além da limpeza dos canais, a Zeladoria Urbana realiza diversas atividades de harmonização dos bairros, como varrição e limpeza de vias e logradouros, capina e corte de grama, pintura de meio fio, poda de árvores e retirada dos focos de lixo.

Para denunciar o descarte incorreto de lixo em vias públicas, nas bordas ou nos leitos dos canais, mato alto e formação de lixeiras recorrentes, a população pode acionar a Zeladoria Urbana. O crime pode ser denunciado no prédio da secretaria localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na zona sul de Macapá.