
Há cerca de três meses, moradores da Avenida Tereza Maciel Tavares, no bairro Muca, abriram uma vala na via para tentar solucionar o problema de escoamento das águas. A avenida é cortada por um pequeno canal natural, onde a vazão da água se dá por meio de manilhas instaladas na pista.
Com a construção de casas irregulares, a passagem foi interrompida gerando transbordamentos durante o período de chuvas. Nesta terça-feira, 8, a Prefeitura de Macapá iniciou os serviços de drenagem, com a abertura e limpeza do canal e instalação de manilhas.
“Assim que tomamos conhecimento, fizemos uma vistoria no local e constatamos que existiam umas manilhas e que foram construídas residências em cima destas tubulações, prejudicando o escoamento das águas. Alertamos a população que esta ação é crime”, alerta o secretário municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, Emílio Escobar.
“É importante que os moradores entendam que, durante o período chuvoso, não tinha como fazer o serviço por conta das fortes chuvas e do grande fluxo de água no local. Hoje, temos uma equipe trabalhando e logo o problema será resolvido”, explica o secretário de Obras.
A realização do serviço adequado de drenagem e manejo de águas pluviais em áreas urbanas é importante para evitar os efeitos negativos das chuvas, tais como alagamentos, inundações, deslizamentos e perda de rios e lagos.
Márcia Fonseca
Assessora de comunicação/Semob