Serviço de ultrassonografia é ofertado em três UBS’s de Macapá

A Prefeitura de Macapá oferta ultrassonografia nas Unidades Básicas de Saúde do Congós, Perpétuo Socorro e Novo Horizonte. O serviço é gratuito e compreende ultrassom obstétrica, transvaginal, pélvica, mamas, vias urinárias e próstata. O atendimento é feito mediante agendamento por telefone nas UBS’s.

O aparelho de ultrassom é usado principalmente em gestantes como parte do pré-natal ou no rastreamento de males em recém-nascidos, além de servir como primeira avaliação do estado de órgãos internos, como o fígado e os rins. Nas mulheres, o ultrassom transvaginal analisa o útero, ovários e colo uterino.

Nas unidades do Congós e Perpétuo Socorro, funcionam atendimentos para ultrassom obstétrica, transvaginal, pélvica, mamas e vias urinárias. Já na UBS do Novo Horizonte, o agendamento inclui ultrassom obstétrica, transvaginal, pélvica, mamas, vias urinárias e próstata.

“A demanda maior é de pacientes gestantes e o número de vagas é maior para esse público. Mas atendemos também a demanda livre para os demais tipos de ultrassons”, detalhou a subsecretária de Assistência à Saúde do município de Macapá, Tânia Vilhena.

O agendamento do serviço de ultrassonografia ocorre exclusivamente por telefone, mediante encaminhamento médico, pelos números:

– UBS do Novo Horizonte – 98813 3482/ 98813 3485;

– UBS do Perpétuo Socorro 98801-7401/ 98813-3454;

– UBS do Congós – 9880201185 / 98813 3497.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação