‘Será um meio de sobrevivência’, diz produtor após ser beneficiado com tanques de piscicultura em Macapá

Escavação é realizada através do Programa Peixe na Mesa.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Agricultura

O produtor rural Ednaldo Viana de Souza foi beneficiado com cinco tanques de piscicultura | Foto: PMM

A Prefeitura de Macapá está realizando a escavação de 12 tanques de piscicultura na comunidade Corre Água, no distrito do Pacuí. O serviço é uma das frentes de trabalho do programa Peixe na Mesa, que tem como objetivo de incentivar e desenvolver a criação e venda de pescado para desenvolver economicamente bairros e distritos da capital.

O produtor rural Ednaldo Viana de Souza foi beneficiado com cinco tanques em sua propriedade. Segundo ele, a criação de peixes como atividade profissional era um sonho de infância.

“Isso é um sonho que eu tenho desde criança que eu achava que era impossível, mas graças a Deus chegou. Vai ser um meio de sobrevivência para sustentar minha família”, conta Ednaldo.

Segundo o secretário municipal de Agricultura (Semag), Raimundo Costa, a iniciativa já realizou a escavação de outros 17 tanques desde o ano passado, beneficiando as comunidades Ilha Redonda, São Pedro dos Bois e KM 20 e 39, além do bairro do Coração.

“Essa é uma das frentes de trabalho do programa, que também está presente nas nossas feiras dentro da cidade. Então, a Prefeitura de Macapá está presente em todo esse ciclo econômico, incentivando e valorizando nossa piscicultura. Todos os produtores que tiverem o interesse em ser beneficiado com os tanques, podem solicitar o serviço”, diz.

Como participar?
Para fazer parte do programa Peixe na Mesa, o piscicultor interessado deve solicitar uma licença ambiental, através da plataforma 1DOC, no site da Prefeitura de Macapá. Além disso, também há a opção de fazer o pedido presencialmente, no horário de 8h às 14h, no prédio da Semam, localizado na Rua Raimundo Ozanan, nº 23, bairro Central (em frente à praça Floriano Peixoto).

Após obter o licenciamento, o piscicultor pode solicitar a instalação do tanque no prédio da Semag, localizada na Rua Manoel Eudoxio Pereira, nº 2438, bairro Trem, que funciona de 8h às 14h.