Semsa promove sessão de cinema para pacientes do Capsi

A semana encerrou de um jeito bem diferente para as crianças e adolescentes atendidas no Centro de Apoio Psicossocial Infantil (CAPSi). É que nesta sexta-feira, 20, o encontro de cerca de 50 pacientes e seus responsáveis foi em uma sessão de cinema. A atividade lúdica fez parte dos tratamentos terapêuticos que são feitos no centro.

 

O objetivo da atividade foi fortalecer a inserção desses pacientes na sociedade. “Eles são crianças como todas as outras e nossa finalidade é incluí-las gradativamente nesses espaços culturais. Conhecer o cinema é um momento muito especial, principalmente para aqueles que nunca tiveram essa oportunidade”, pontuou o coordenador do Capsi, Cássio Monteiro.

 

A ação contou com a parceria da direção do Cine Imperator, que, além de disponibilizar o filme, ofereceu pipoca e refrigerante para a criançada. O filme escolhido foi o longa-metragem NinjaGo, uma animação que retrata a história de jovens adolescentes que dividem as tarefas escolares com o alter-ego, como super-heróis ninja, sempre prontos a proteger a cidade dos ataques feitos pelo megavilão.

 

Experiência inédita para a pequena Mariana Moreira, 9 anos, que pela primeira vez foi a um cinema. “Fiquei muito feliz em assistir ao filme, nunca tinha entrado em um cinema. É bem diferente de assistir na televisão, pois tudo parece muito mais vivo”.

 

Atendimento

 

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil oferece acolhimento a crianças e adolescentes de 3 a 18 anos. Presta atendimento clínico em regime de atenção diária. Acolhe e atende pessoas com transtornos mentais, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário, assim como promove a inserção social de pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais, como grupos e oficinas terapêuticas. É um serviço de saúde municipal, aberto, comunitário, que oferece atendimento diário de demanda espontânea ou referenciada. Fica localizado na Rua Redenção, no Conjunto Barcelos, s/n, bairro Pedrinhas.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa