Semsa promove dia de atendimento e conscientização sobre diabetes

A atividade aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lélio Silva na segunda-feira (29).

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu nesta segunda-feira (29) atendimentos clínicos e conversas para conscientizar a população sobre diabetes e a desinformação em torno da doença, assim como as formas de tratamento.

A atividade aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lélio Silva, localizada na zona sul de Macapá.

A iniciativa foi pensada com a finalidade de explicar para os pacientes portadores de diabetes e comunidade em geral sobre a doença e os malefícios para saúde.

A coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), Lídia Miranda, explica que o diabetes mellitus representa um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

“Devido à pandemia da Covid-19, os pacientes portadores do agravo deixaram de fazer o acompanhamento nas unidades de saúde. Diante disso, a ação de hoje buscou resgatar esse público para que possam retornar ao acompanhamento adequado com a enfermagem, médico, nutrição e profissional de educação física como forma de proporcionar qualidade de vida e adesão ao tratamento”, disse.

Durante a atividade foram oferecidos consulta com clínico geral, consulta de enfermagem, coleta de exames para avaliação glicêmica e vacina contra covid-19.

Sintomas da doença
Diabetes é uma doença silenciosa, os principais sintomas são; fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes, formigamentos nos pés e nas mãos, Infecções frequentes de bexiga, rins, infecções de pele, feridas que demoram muito para cicatrizar e visão embaçada.

Novembro Azul
Em alusão ao mês Novembro Azul, a Unidade Lélio Silva ofertou café da manhã para os homens que foram até a UBS receber os atendimentos de saúde e participar do diálogo sobre diabetes.

Na UBS Raimundo Hozanan os moradores também foram contemplados com diversos serviços de saúde voltados para o público masculino.

Durante todo o mês de Novembro a Semsa promoveu ações pela cidade.