Semsa promove capacitação voltada à equipe de saúde bucal das UBSs

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza nos dias 23 e 24, atualização para odontólogos e técnicos da saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá. O foco é o atendimento pré-natal odontológico. A capacitação acontece no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO), no horário de 8h às 12 e 14h às 18h.

O objetivo é apresentar proposta de acompanhamento das gestantes pelos profissionais dentistas e técnicos que compõem as Equipes de Saúde Bucal. Ocorre a apresentação do protocolo multiprofissional do Ministério da Saúde e definição das metas para ampliação dos atendimentos desse grupo em especial.

Durante a atualização os profissionais são orientados sobre os tratamentos e a importância do acompanhamento no período gestacional.

O pré-natal odontológicos é realizado em todas as UBSs de Macapá, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17. As consultas são agendadas por meio da Estratégia da Saúde da Família (ESF), ou nas unidades, através do Serviço de Arquivo Médico e Estatística Especializada (SAME).

A secretária municipal de Saúde, Dra. Karlene Lamberg, orienta que as gestantes procurem o acompanhamento odontológico oferecido nas UBSs. “A gestação é um ciclo especial na vida das mulheres. As grávidas são grupos prioritários por causa das mudanças psicológicas, físicas e hormonais, alterações que podem interferir na saúde”, disse.

“O cuidado bucal das gestantes deve ser redobrado, pois a incidência de gengivite é comum devido as modificações fisiológicas no corpo da grávida. O pH mais baixo favorece o desenvolvimento mais rápido de cáries. É importante o acompanhamento dentário durante esse período” explica ainda o coordenador de Saúde Bucal, Patrick Alfaia.

Em palestra no evento, a coordenadora de Atenção Básica, Ediane Andrade, ressaltou a importância do acompanhamento odontológico durante a gestação, informando que, através dos indicadores de qualidade do pré-natal a grande importância de garantir que essas mulheres possam ter pelo menos um atendimento a cada trimestre de gestação.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde