Semsa promove ação social no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais com testes rápidos e orientações

A programação acontece nos shoppings Macapá e Vila Nova, de 10h às17h, com a oferta de diversos serviços para reforçar os cuidados com a saúde.

Por Cristiane Mareco - Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove nesta quarta-feira (28) o rastreio para hepatites virais, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A programação acontece nos shoppings Macapá e Vila Nova, de 10h às17h, com a oferta de diversos serviços para reforçar os cuidados com a saúde.

O objetivo da ação é mobilizar e conscientizar a população. O atendimento será realizado de forma espontânea. Na programação serão oferecidos atendimentos de testagem rápida para hepatites virais, verificação de pressão arterial, glicemia capilar e orientações e dispensação de preservativos. Todos os atendimentos atendem as recomendações de saúde por conta da pandemia.

A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karlene Lamberg, chama a atenção das pessoas para a importância da imunização para hepatite B e orienta que a pessoa toma as doses no prazo indicado no cartão de vacinação. Quanto à hepatite C, não existe vacina e, por isso, é importante prevenir a doença.

Sintomas
São doenças silenciosas, e causam cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Prevenção
Para evitar a transmissão da hepatite C, orienta-se o uso de preservativos; não compartilhamento de instrumentos de manicure e pedicure; não uso de lâminas de barbear ou depilar de outras pessoas; não compartilhar agulhas e seringas e exigir de materiais descartáveis em estúdios de tatuagem e piercings.

Exames
As unidades de saúde estão aptas a oferecer exames para a detecção e diagnóstico das ISTs, como sífilis, HIV  e hepatites B e C, orientando para prevenção e os tratamentos oferecidos.