Semsa prepara programação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 422 milhões de pessoas no mundo tenham diabetes. Para alertar e orientar a população sobre os perigos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza de 14 a 18 de novembro o segundo ano do projeto Gota Azul, alusivo ao Dia Mundial do Diabetes e Novembro Azul. Todas as UBS’s de Macapá intensificarão durante esse período a realização de exames de glicemia capilar, bem como a orientação e prática de atividades físicas com os profissionais das academias ao ar livre e Nasf.

 

Além dos exames, os profissionais médicos, enfermeiros e nutricionistas realizarão palestras com orientações sobre a doença nas unidades básicas. Atualmente, as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) atendem 17.587 pessoas portadoras de diabetes no município. “Hoje existem tratamentos para todos os tipos. O mais importante é que o paciente procure diagnosticar a doença para obter ajuda e controlar de maneira eficaz para não desencadear complicações. Em todas as UBS’s, a prefeitura oferece diagnóstico e tratamento gratuito”, ressalta a coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes, Tatiana Vidal.

 

Diabetes

 

É uma doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue. Com o envelhecimento da população e o aumento da obesidade, o número de pessoas que desenvolvem diabetes está cada vez maior. Segundo estimativa da Federação Internacional do Diabetes, a cada 10 segundos uma pessoa morre por causas relacionadas ao diabetes e a cada 10 segundos duas pessoas desenvolvem a doença.

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa