Semsa ministrará treinamento para novos agentes de endemias

Aconteceu nesta sexta-feira, 7, na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reunião entre as coordenações Estadual e Municipal de Vigilância em Saúde para tratar sobre a capacitação técnica dos agentes de endemias contratados temporariamente pelo Estado, para atuarem nos 16 municípios do Amapá. O processo seletivo foi iniciado em maio de 2016, mas somente agora o Governo Estadual buscou parceira técnica junto à Prefeitura de Macapá para solicitar que a Semsa componha a equipe de capacitação desses novos agentes.

O treinamento técnico terá duração de cinco dias, com início na segunda-feira, 10, no bairro Central. Após essa etapa, os agentes serão novamente avaliados pela Comissão do Processo Seletivo para que eles possam integrar as equipes municipais de controle do vetor.

A reunião tratou da estratégia que será utilizada na capacitação técnica desses agentes. Fica definido que os supervisores municipais de área irão formar as equipes com os novos agentes de endemias e levá-los para área para que eles adquiram o conhecimento de campo no que diz respeito ao trabalho diário que será desenvolvido por eles.

A contratação dos agentes para formar equipes de visitas a domicílios faz parte do Plano de Ações Integradas para o Controle do Vetor Aedes aegypti. O processo seletivo feito pelo Governo do Estado ofereceu 646 vagas para agentes de endemias, mas somente 187 foram aprovados nas etapas classificatórias. Para as ações em Macapá, a Semsa receberá 87 agentes que irão somar as 16 equipes já existentes no município. Os gastos são custeados 90% pelo Governo Federal, com contrapartida de 10% pelo Estado, já ao Município cabe o fornecimento dos instrumentos de trabalho.

Jamile Moreira/Asscom Semsa