Semsa leva atendimento clínico e odontológico para alunos da Escola Wilson Malcher

Na quinta-feira, 24, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wilson Malcher, localizada no bairro Jardim Equatorial, zona sul de Macapá, tiveram um dia especial dedicado totalmente aos cuidados e prevenção com a saúde. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Programa Saúde na Escola, teve como finalidade a busca ativa de possíveis casos de hanseníase, combate às verminoses e os cuidados com a saúde e higiene bucal.

 

“A proposta é detectar precocemente os casos de hanseníases nas crianças, orientando pais e responsáveis quanto ao tratamento da doença, além de trabalharmos também no combate às verminoses, com a administração do medicamento Albendazol 400mg, recomendado para crianças”, disse a enfermeira Lilian Rivas.

 

Durante toda a programação, que ocorreu nos turnos da manhã e tarde, os alunos, acompanhados e supervisionados pelos professores, participaram de uma série de atividades com atendimento clínico para a detecção de possíveis casos de hanseníase, a administração de medicamento (Albendazol) para o combate à verminose, orientação sobre os cuidados com a saúde bucal e a forma correta de escovação, distribuição de kits de higiene bucal, aplicação de flúor, atendimento odontológico, com a avaliação da arcada dentária e a extração de dentes, nos casos necessários, e atividades recreativas, com jogos de mesa, pintura na pele e brincadeiras de roda.

 

A ação foi realizada em duas etapas na instituição. A primeira no dia 17 de novembro, culminando com a grande ação realizada na quinta-feira, 24, que contou com a participação dos profissionais da equipe de Estratégia Saúde da Família da UBS das Pedrinhas (Equipe da ESF-045), composta por médicos, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentista, além de profissionais do Serviço Social da Indústria (Sesi), acadêmicos de Odontologia da Faculdade de Macapá (Fama) e Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES).

 

Karla Marques/Asscom Semsa