Semsa intensifica vacinação contra sarampo em Macapá

Dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, ligado a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apontam que em 2020 e 2021 houve um crescimento expressivo de casos de sarampo na capital. Por conta deste crescimento, a Prefeitura de Macapá executa o Plano de Ação do Sarampo. A iniciativa começou nesta segunda-feira (15) e acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá.

A ação é um desdobramento da Campanha de Varredura Vacinal e, através dela, todos que já se vacinaram há mais de cinco anos devem receber uma nova dose do imunizante.

A vacinação da população poderá ser feita de três maneiras distintas: diretamente nas UBSs, que funcionarão de 08h às 17h para dar um suporte maior à população. Além disso, a imunização conta com o apoio das equipes de Estratégia e Saúde da Família (ESF), que farão a vacinação em domicílio. Por fim, a ação tem o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que atua diretamente nas áreas descobertas e que buscam pelo maior foco da doença.

A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, ressalta que em 2021, a Campanha de Varredura Vacinal não alcançou a meta de vacinação e as crianças e os jovens foram os menos imunizados.

“Nosso objetivo é vacinar os macapaenses, principalmente com idade de 6 meses a 59 anos e que ainda não foram imunizados recentemente. Pedimos que as pessoas participem dessa iniciativa e levem seus filhos aos pontos de vacinação. O Sarampo pode levar à morte e, nesse momento, precisamos da ajuda e todos”, ressalta a Secretária.

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço, a proposta da ação é conter o aumento do número de casos de sarampo em Macapá.

“É necessário que todos tenham consciência dos riscos que nossas crianças, jovens e adultos estão correndo quando não se vacinam. Nossas equipes estão preparadas para imunizar o máximo de pessoas”, destaca Nayma.

Dados Epidemiológicos

Segundo Relatório Epidemiológico de Macapá, em 2020 foram notificados 7 casos, 5 descartados e 2 confirmados. Em 2021 houve um aumento expressivo e já foram registrados 183 notificações. Desse total, 139 foram confirmados, 13 descartados e 31 seguem em investigação epidemiológica.

Os bairros que mais apresentaram casos da doença, de acordo com os dados epidemiológicos, foram Cidade Nova, Perpétuo Socorro, Jardim Marco Zero, Distrito da Fazendinha e Loteamento do Marabaixo.

O Sarampo

O sarampo é uma doença imunoprevenível e por meio da redução da cobertura vacinal, gera um aumento da propagação do vírus em pessoas suscetíveis a doença, ou seja, pessoas que não foram vacinadas e são capazes de transmitir o vírus, que se dá através do contato direto ou indireto. A propagação é potencializada entre menores de cinco anos e jovens.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde