Semsa inicia busca ativa de pacientes com sintomas de sarampo no bairro Marabaixo 4

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Vigilância Ambiental e Vigilância Epidemiológica, realiza nesta terça-feira (18), de 8h às 14h, uma busca ativa no bairro Marabaixo 4, e Jardim América, visando a detecção de pacientes com sintomas de sarampo.

O objetivo é identificar possíveis pacientes com o sintoma da doença, para realizar de imediato o tratamento e reforçar as coberturas vacinais nos bairros prioritários como medida preventiva para o controle da doença onde ocorreram os primeiros casos.

A ação será realizada por 50 agentes de endemias da Semsa, com a participação de agentes comunitários de saúde (ACS), visando o controle do surto.

O Diretor de Departamento de Vigilância Ambiental, Bruno Barros, explica que o sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, potencialmente grave, com sinais e sintomas: febre, exantema (manchas avermelhadas pelo corpo), acompanhado de tosse e ou coriza e ou conjuntivite (olhos avermelhados), sendo a transmissão de pessoa a pessoa através de gotículas ao espirar e tossir. O período de incubação de 7 a 21 dias.

“Caso sejam detectados pacientes que estejam sugestivos para a doença, os mesmos serão encaminhados a Unidade Básica de Saúde mais próxima visando o acompanhamento médico”, explica Bruno Barros.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde