Semsa divulga balanço de atendimento no carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) registrou durante o período de carnaval, de 25 de fevereiro a 1º de março, 5.676 atendimentos nas seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que fazem urgência e emergência. Desse total, 4.041 são adultos e 1.635 crianças.

 

A unidade que mais fez atendimento foi a Lélio Silva, na zona sul, com 2.246. Os procedimentos mais procurados foram as suturas, que totalizaram 436, e o serviço laboratorial, com 380 coletas de exames. O segundo maior atendimento foi na UBS Marcelo Cândia, na zona norte, com 1.272. Nas seis unidades, cerca de seis mil procedimentos foram feitos, a maioria entre suturas, administração de injetáveis, nebulização e curativos. 

 

No mesmo período, além do atendimento nas UBS’s, as ambulâncias do Samu estavam de prontidão nas programações carnavalescas e durante o percurso do bloco “A Banda”, para atender as intercorrências da população. No total, o Samu atendeu 100 ocorrências, 63 na zona sul e 37 na zona norte, a maioria do sexo masculino, decorrente de coma alcoólico e problemas gástricos ocasionados pelo excesso de álcool.

 

Outro número considerado elevado foi o atendimento de traumas (12), acidentes de trânsito (12) e atropelamentos (5). Essas ocorrências, por precisarem de atendimento especializado, foram encaminhadas ao Hospital de Emergências.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa