Semsa assina acordo de cooperação técnica com Hospital Albert Einsten

A Secretaria de Municipal de Saúde (Semsa), em reunião com as secretarias municipais de Santana, Laranjal do Jarí, Porto Grande, Oiapoque e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einsten, assinou um acordo de cooperação técnica para implantação do Programa de Telemedicina Especializada no município de Macapá.

O acordo tem como objetivo o processo de implantação do Projeto Telesaúde, que visa a Assistência Médica Especializada e Telemonitoramento na região norte do Brasil, por meio de Telemedicina que irá aproximar médicos e pacientes através da tecnologia.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein. Nesta primeira etapa foram entregues equipamentos específicos para as Secretarias Municipais de Saúde como notebook, webcam de alta resolução e alto falante único de qualidade. Tudo para melhorar os acessos as consultas especializadas e diminuindo o tempo de espera.

Este serviço vai viabilizar consultas médicas nas especialidades de endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia. Após esta etapa de entrega de equipamentos, inicia a instalação e a capacitação dos profissionais nos municípios.

A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, ressalta que a telemedicina já é uma realidade em tempos de pandemia.

“A Prefeitura de Macapá, por meio da Semsa, adotou toda as medidas cabíveis pra funcionamento estável do equipamento com disponibilidade de link dedicado redundante que garante a otimização e continuidade do atendimento por telemedicina, que será realizado no novo Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes”, explica a gestora.

Roberto Bauer, diretor do Ministério da Saúde no Amapá, disse que os ganhos são garantidos. “Nós estamos reescrevendo uma nova história da saúde pública no Amapá”, ressaltou.

Para o subsecretário de Assistência em Saúde, Kleverton Sequeira, a telemedicina vai suprir a necessidade de redução das demandas reprimidas na rede.

“Os munícipes terão a possibilidade de se consultar por profissionais de referência no Brasil e no mundo sem necessidade de sair do estado para ter acesso a este serviço”, conclui Kleverton.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde