Semsa abre inscrições para Programa de Controle ao Tabagismo

Quatro unidades básicas de saúde oferecem o acompanhamento para pessoas que desejam parar de fumar.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Nesta segunda-feira (30), os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Doenças Crônicas e Tabagismo, retomaram o programa de controle à doença, paralisado em decorrência da pandemia da Covid-19. Na ocasião, os profissionais realizaram a verificação da pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação nutricional, peso, altura e orientação de enfermagem sobre o malefício do tabagismo. 

O programa busca reduzir o número de fumantes e o índice de pessoas mortas provocado pelo consumo de derivados do tabaco. As inscrições estão sendo realizadas em quatro unidades básicas de saúde que oferecem o acompanhamento para pessoas que desejam parar de fumar. UBS Perpetuo Socorro, Rubim Aronovitch, Pedrinhas e Marcelo Cândia, cada unidade oferta dez vagas, que, após o preenchimento da turma, será dado início ao acompanhamento do tabagismo.

A secretária Municipal de Saúde, Karlene Lamberg, explica a importância da execução do programa. “Nosso intuito é dar qualidade de vida para população, sabemos que através das unidades básicas de saúde conseguimos alcançar um número representativo de pessoas. Esse primeiro momento foi de acolhimento para depois recebermos o paciente no grupo terapêutico”, frisou.

A equipe que atua no programa é capacitada por profissionais do Ministério da Saúde, composta por nutricionistas, enfermeiros, médicos, odontólogos, profissional de educação física que fazem o acompanhamento do paciente. “As pessoas participam de rodas de conversa, terapia individual e coletiva com outros participantes do grupo, o acompanhamento dura em média três meses”, explicou a secretária.

Elzenira Pimentel Pacheco, de 39 anos, conta que estava na expectativa do retorno do programa.  “Fiquei sabendo desse programa através de uma amiga, que disse ter conseguido parar de fumar graças às sessões de terapia. Hoje vim cedo realizar minha inscrição e cuidar da minha saúde, essa é uma oportunidade”, destacou.

Além das sessões de terapia, adesivos e medicamentos fazem parte do processo de recuperação das pessoas ajudando no controle da ansiedade e evitando o contato com o fumo.