Seminário de Gestão Democrática qualifica implantação dos Conselhos Escolares

Reunidos na manhã desta quarta-feira, 7, no auditório do Sebrae, professores, conselheiros e gestores das escolas municipais de Macapá participaram do Seminário sobre Gestão Democrática Escolar. O momento foi o primeiro passo para qualificar conselheiros escolares e fortalecer os conselhos já existentes.

 

Este processo de gestão garante, por meio do Conselho Escolar, a participação direta da comunidade nos rumos das escolas. Para tanto, é necessário que estes conselhos sejam criados, orientados e fortalecidos. “Precisamos da participação de alunos, pais, professores, técnicos, comunidade escolar como um todo, que culminará com a eleição dos gestores. Todo esse processo está sendo feito com muita responsabilidade. Não queremos levar para dentro da escola aqueles vícios que existem aqui fora nas eleições partidárias. Para isso, estamos preparando as comunidades escolares para que esse processo democrático se reflita em teoria da Gestão Escolar”, disse o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

 

A implantação da Gestão Democrática Escolar, além de um projeto de governo, está garantida na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e atende a meta de número 19 do Plano Municipal de Educação, que traz como compromisso orientar, criar os conselhos e ofertar a qualificação, para que assim cada conselheiro tenha capital intelectual suficiente para melhorar cada vez mais o ambiente escolar.

   

Em Macapá, cada Conselho Escolar é composto, em média, de 10 a 12 conselheiros, um total de 560 atuando nos ambientes escolares. Escolas como Moranguinho, Pequeno Príncipe, Jardim Felicidade, Vera Lúcia, Amapá, Gerson Trindade, Erídio Rocha, Goiás, Rosa de Saron e Maria Eugênia fazem parte das 56 instituições com conselhos implantados. “Este é um momento ímpar de discussões e que inicia o processo de capacitação dos nossos conselheiros escolares para uma gestão democrática. Este é apenas o começo para depois continuarmos o processo nas escolas”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Paulo Mendes.

 

As próximas etapas a serem executadas pela equipe serão a realização das oficinas no início de 2017 e o processo eleitoral. Além disso, as visitas permanentes nas escolas e os encontros com representantes do sindicato continuarão a acontecer.

 

Participaram ainda do evento o presidente do Conselho Municipal de Educação, João Valdiney Correa; o presidente do Sinsepeap, Aroldo Rabelo; a coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Mônica Cecília e a presidente do Conselho Escolar da Escola Municipal Eliana Flexa, professora Selma Elisa.

 

Márcia Fonseca/Asscom PMM