Semed realiza 2° simulado unificado da prova do Saeb nas turmas do 5° ano da rede municipal de ensino

Aplicação acontece de forma coordenada para todos os estudantes do último ano do Fundamental I com questões de português e matemática.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (4), mais um simulado unificado da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em todas as escolas municipais de ensino fundamental das zonas urbanas e rurais da capital. Esta é a segunda vez que a prova é aplicada de forma coordenada para todos os 4.351 estudantes das turmas do 5° ano da rede municipal de ensino, com questões de português e matemática. A primeira aplicação ocorreu no dia 5 de outubro.

A iniciativa é uma maneira de realizar o mapeamento do nível de aprendizagem de cada estudante e traçar estratégias eficazes de ensino para que os alunos adquiram conhecimento e consigam ter um bom desempenho durante a prova do Saeb, que será realizada pelo Ministério da Educação (MEC) no final do ano em todo o país.

“Os estudantes passaram muito tempo longe das escolas. Agora que eles voltaram é importante oferecer a eles essa oportunidade de testar os conhecimentos e se familiarizar com as avaliações que são importantes para mensurarmos quais conteúdos precisam ser reforçados em sala de aula”, afirmou o secretário municipal de Educação, Edielson Silva.

Ainda segundo o gestor, desde o primeiro simulado, a Semed vem mapeando o nível de aprendizagem dos alunos e promovendo reuniões de sensibilização com a comunidade escolar, a fim de entender o processo educacional e o alinhamento entre profissionais da educação e família.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) obtidos em 2019, Macapá está em 23° lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com a nota 5,0, em comparação com as outras capitais do país.

“A transformação desta realidade para melhor é a missão que o prefeito Dr. Furlan nos confiou. Neste sentido, nós temos nos esforçado para melhorar o desempenho escolar dos nossos estudantes, com aulas de reforço e acompanhamento com psicólogos”, destacou o secretário.

Ao todo são duas provas com questões elaboradas no mesmo padrão da prova do Saeb. Para ajudar as crianças a realizarem as provas de uma maneira mais tranquila, as escolas também contam com a equipe de psicólogos da Semed na execução de serviços de apoio emocional aos estudantes, contribuindo para que os alunos façam as provas de uma maneira mais tranquila. O serviço ocorre desde a aplicação do primeiro simulado, através do Programa Saúde na Escola (PSE).

Sobre a prova do Saeb
O Saeb é um conjunto de avaliações em escala nacional que permite ao Inep realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Os testes e questionários são aplicados a cada ano ímpar por alunos da rede pública e em uma amostra da rede privada, refletindo os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, levando em consideração o contexto no qual eles estão inseridos, como as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar. A média obtida pelos estudantes compõe  o Ideb.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação serve como subsídio para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.