Semed encerra com Marabaixo e Batuque ciclo de oficinas sobre tradições amapaenses

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Educação das Relações Étnico-Raciais, realiza neste sábado, 26, a última oficina “Marabaixo e Batuque no fazer pedagógico”, no auditório do Complexo Macapá Criança, das 8h às 12h. O projeto, que foi desenvolvido este ano, tem como objetivo proporcionar momentos de vivência sobre a história e a dança dessas duas maiores manifestações culturais do estado do Amapá.

 

Ao longo do ano, mais de 2 mil educadores da rede municipal de ensino foram capacitados. O projeto alcançou mais de 20 mil alunos e a comunidade escolar. Na realização das oficinas, a Semed contou com a parceria do Improir, que promoveu o museu itinerante Tia Gertrudes Saturnino, levando para cada polo, onde ocorreram as ações, peças raras do povo negro do Amapá, tornando a formação aos professores ainda mais viva.

 

No encerramento, haverá palestra sobre a Lei 10.639/03, proferida pelo professor mestre Ivaldo Souza e, em seguida, Laura do Marabaixo (referência da cultura tradicional do estado) falará da importância da história e das grandes personalidades do Marabaixo e do Batuque, com trabalhos de corporalidade da dança, ensinados pela professora de dança afro Mery Baraka.

 

O Macapá Criança fica localizado na Rua Exército da Redenção, s/n, bairro Pedrinhas, em frente ao terminal de ônibus.

 

Rita Torrinha/Asscom Semed