Semed apresenta planejamento do ano letivo para gestores das escolas municipais

Dentre as novidades para 2022 está a olimpíada de matemática, robótica, ensino integral e o ingresso de novos profissionais da Educação.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Diretora agradece a iniciativa da Semed. | Foto: Lázaro Gaya

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu os diretores de todas as escolas do município para repassar instruções acerca do planejamento de volta às aulas. O calendário escolar, avaliação diagnóstica, acompanhamento pedagógico e formação continuada foram alguns dos temas discutidos. A atividade ocorreu sexta-feira (25).
O encontro foi comandado pelo secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, e contou com a participação dos subsecretários Diego Santos e Ebrely Andrade. Na ocasião, diversas novidades foram apresentadas aos participantes, como a criação da Olimpíada de Matemática, o ingresso de novos profissionais da educação e a implementação da robótica dentro das salas de aula.
O titular da pasta da Educação destacou o espírito de colaboração que deve existir dentro da rede municipal.
“A Prefeitura segue hoje uma filosofia de trabalho que é de atender bem sempre e ser acessível. Que isso sirva de inspiração para todos nós. Esse espírito de solidariedade e empatia, a gente precisa trazer para dentro da administração das escolas. Contem conosco para ajudá-los em qualquer situação, seja administrativa ou pedagógica” disse.

O subsecretário Diego Santos relembrou a convocação dos últimos habilitados no concurso público da educação, destacando que eles chegam em um momento importante para o ensino macapaense.
“A administração pública municipal zerou a lista dos habilitados no concurso da Educação e isso é um sinal da preocupação com a Educação de Macapá. Os profissionais chegam no momento em que estamos avançando em diversos pontos, como o ensino da robótica e os estudos para a implementação da educação integral em escolas da rede”, ressalta.

Em 2022 o sistema de ensino do município passará por uma série de mudanças, se tornando ainda mais inclusivo. Uma das ações é o Programa Alimentação Inclusiva (PAI), que irá modificar o cardápio em escolas que possuam crianças com restrições alimentares.
“Dentro da rede municipal a gente se preocupa com o completo desenvolvimento dos estudantes. Por isso além de ofertar um ensino de excelência, nós buscamos identificar todas as realidades de nossos estudantes para atendê-los da melhor maneira. Além de realizar o diagnóstico precoce, também vamos ofertar toda uma rede de cuidado para os alunos que apresentem necessidades específicas”, acrescenta Diego.
Atualmente, a rede municipal de educação conta com 98 escolas, mas em 2022 esse número irá aumentar com a inauguração de novas unidades escolares direcionadas a todas as modalidades de ensino.
“A educação nunca para, quando não estamos criando, estamos planejando. É um trabalho incansável, mas que fazemos com muita dedicação, pois a cada passo dado tornamos nossa cidade um lugar melhor”, afirmou o subsecretário Ebrely.
A diretora Franciana Baia está à frente dos serviços educacionais ofertados na Escolha Municipal de Ensino Fundamental Maria Luiza Bello, localizada no bairro Universidade. Ela conta que se sentiu muito feliz com a oportunidade de poder trocar experiências com os demais gestores e, também, poder se atualizar sobre o que será realizado nas escolas este ano.
“Esse tipo de encontro é muito bom, pois podemos tirar as dúvidas e repassar o conhecimento que temos. É um momento de troca que nos entusiasma a avançarmos cada vez mais junto à nossa equipe escolar”, disse.